O aluno deverá ser capaz de: 1. Caracterizar as principais técnicas de avaliação do desenvolvimento intelectual da criança e da inteligência de adultos; 2. Selecionar, aplicar, avaliar, interpretar e integrar os resultados, no exame psicológico.
A disciplina abrange a Escala Wechsler para crianças e adultos para avaliação e compreensão do desenvolvimento intelectual, a partir das teorias de inteligência que embasam tais técnicas.
1. O processo psicodiagnóstico: a construção de hipóteses e a escolha das estratégias de investigação. 2. O conceito de inteligência: histórico, controvérsias e avaliação. 3. A questão da inibição intelectual. 4. As revisões das escalas Wechsler: WISC-IV e WAIS-III. 5. Aplicação, análise quantitativa e qualitativa do WISC-IV e do WAIS_III.
Anastasi, A. & Urbina, S. (1999). Testagem Psicológica. Porto Alegre: Artes Médicas. Cunha, J.A. et al. (2000). Psicodiagnóstico-V. (5ª ed.). Porto Alegre: ArtMed. Domingues, S. F. S. D., Alves, I. C. B., Rosa, H. R. & Sargiani, R. A. (2012). As técnicas gráficas na avaliação cognitiva e da organização visomotora. In Wechsler, S. M. & Nakano, T. C., O desenho infantil. Forma de expressão cognitiva, criativa e emocional. (pp.97-126). São Paulo: Casa do Psicólogo. Figueiredo, V.L.M. (2000). WISC-III. In: Cunha, J.A. et al. (2000). Psicodiagnóstico-V. (5ª ed.; 603-614). Porto Alegre: ArtMed. Figueiredo, V.L.M.; Araujo, J.M.G. & Vidal, F.A. (2012). Avaliando com o WISC-III: Prática e pesquisa. São Paulo: Casa do Psicólogo. Mattarazzo, J.D. (1976). Wechsler: Medida e avaliação da inteligência do adulto. São Paulo: Manole. Nascimento, E. (2000). WAIS-III. In: Cunha, J.A. et al. (2000). Psicodiagnóstico-V. (5ª ed.; p. 615-627). Porto Alegre: ArtMed. Souza, A.S.L. (2003). O pensamento como aquisição do desenvolvimento psíquico: reflexões sobre os aspectos emocionais da inteligência. Boletim de Psicologia, LIII (118) 01-12. Wechsler, D. (2004). WAIS-III: Escala de Inteligência Wechsler para Adultos. Manual. São Paulo: Casa do Psicólogo. Wechsler, D. (2013). Escala de Inteligência Wechsler para crianças: WISC-IV: manual de instruções para aplicação e avaliação. Tradução do manual original Maria de Lourdes Duprat. 4ª edição. São Paulo: Casa do Psicólogo.