1 – Discutir as relações constitutivas dos elementos sujeito, educação e sociedade, buscando-se promover, por meio das distintas perspectivas teóricas adotadas no curso – sobretudo a Teoria Crítica e a Filosofia da Diferença – uma crítica à concepção reducionista de educação, segundo a qual, sujeito e sociedade são entidades estáticas e não relacionadas; 2 – Oferecer aportes teóricos que permitam analisar o entrelaçamento entre a dimensão psíquica e os fatores sociais específicos de cada contexto sócio histórico, explorando-se os processos de determinação e de resistência aos mecanismos sociais de controle; 3 – Estimular a reflexão a respeito das possibilidades e limites da formação de sujeitos autônomos e diferenciados nas atuais condições de existência e de subjetivação, considerando-se, sobretudo, a mediação exercida pela cultura, pela educação e pela escola.
A função da educação na sociedade capitalista: determinação social, mediação e elementos de resistência por meio da educação. Processos de subjetivação e mecanismos sociais de controle.
1 – A função da educação na sociedade capitalista: determinação social, mediação e elementos de resistência por meio da educação; 2 – Processos de subjetivação e mecanismos sociais de controle; 3 – Formação cultural, escolarização e adaptação social: possibilidades e limites da constituição de sujeitos autônomos.
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