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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia da Aprendizagem, do Desenv e da Personalidade
 
Disciplina: PSA1506 - Sujeito, Educação e Sociedade
Subject, education and society

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
1 – Discutir as relações constitutivas dos elementos sujeito, educação e sociedade, buscando-se promover, por meio das distintas perspectivas teóricas adotadas no curso – sobretudo a Teoria Crítica e a Filosofia da Diferença – uma crítica à concepção reducionista de educação, segundo a qual, sujeito e sociedade são entidades estáticas e não relacionadas;
2 – Oferecer aportes teóricos que permitam analisar o entrelaçamento entre a dimensão psíquica e os fatores sociais específicos de cada contexto sócio histórico, explorando-se os processos de determinação e de resistência aos mecanismos sociais de controle;
3 – Estimular a reflexão a respeito das possibilidades e limites da formação de sujeitos autônomos e diferenciados nas atuais condições de existência e de subjetivação, considerando-se, sobretudo, a mediação exercida pela cultura, pela educação e pela escola.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
647530 - Adriana Marcondes Machado
1290970 - Marie Claire Sekkel
 
Programa Resumido
A função da educação na sociedade capitalista: determinação social, mediação e elementos de
resistência por meio da educação. Processos de subjetivação e mecanismos sociais de controle.
 
 
 
Programa
1 – A função da educação na sociedade capitalista: determinação social, mediação e elementos de resistência por meio da educação; 
2 – Processos de subjetivação e mecanismos sociais de controle;
3 – Formação cultural, escolarização e adaptação social: possibilidades e limites da constituição de sujeitos autônomos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas; atividades de reflexão e escrita em grupo; leituras e realização de trabalhos escritos individualmente e em grupo.
Critério
Trabalhos escritos e/ou provas individuais e em grupo.
Norma de Recuperação
Trabalhos escritos e/ou provas individuais.
 
Bibliografia
     
ADORNO, Theodor W. (1967). Educação após Auschwitz. In: _________. Educação e emancipação. Tradução: Wolfgang Leo Maar. São Paulo: Paz e Terra, 2000. p. 119-138.

BENJAMIN, W. (2002). Uma pedagogia comunista. In: _________. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Duas Cidades e Editora 34, p. 121-125.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues, O que é Educação? São Paulo: editora Brasiliense 2007.  

BOURDIEU, P., CHAMPAGNE, P. Os excluídos do interior. In. BOURDIEU, P. (org). A miséria do mundo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. pp. 481-486. 

DELEUZE, G. (1992). Post-Sriptum – Sobre a Sociedade de Controle. In: _________. Conversações. Tradução: Peter Pal Pelpart. Rio de Janeiro: Ed 34, p.219-226
FOUCAULT, M. (1973). Conferência 4 e 5. In: ___________. A verdade e as formas jurídicas. Tradução: Roberto Cabral de Melo Machado e Eduardo Jardim Morais. Rio de Janeiro: Nau Ed.1996, p. 79-126
http://www.geledes.org.br/component/rsfiles/view?path=Michel_Foucault_obras_para_download/foucault-m-a-verdade-e-as-formas-juridicas.pdf&Itemid=622

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 2005.  

_______, Paulo. Pedagogia da autonomia, saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020.

NOGUEIRA, M.A.; NOGUEIRA, C.M. Um arbitrário cultural dominante. Revista Educação. Biblioteca do Professor: Bourdieu pensa a Educação. São Paulo, vol. 5, Especial: Biblioteca do Professor,  Bourdieu pensa a Educação. São Paulo, Editora Segmento. p.36-45, set. 2007

PATTO, Maria H. (org) A cidadania negada: políticas públicas e formas de viver. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2009).

BIBLIOGRAFIA complementar

ADORNO, Theodor W (1969). A educação contra a barbárie. In: _________. Educação e emancipação. Tradução: Wolfgang Leo Maar. São Paulo: Paz e Terra, 2000. p. 155-168.
ADORNO, Theodor W. (1967). Educação – para quê? In: ________. Educação e emancipação. Tradução: Wolfgang Leo Maar. São Paulo: Paz e Terra, 2000. p. 139-154.
ADORNO, Theodor W. (1969). Educação e emancipação. In: _________. Educação e emancipação. Tradução: Wolfgang Leo Maar. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
ADORNO, Theodor W.  (1962).  A indústria cultural. In: COHN, Gabriel (org.). Theodor W. Adorno. São Paulo: Ática, 1986, p. 92-99.
ARAÚJO, I. L. Vigiar e Punir ou Educar? In Aquino, J. G.; Rego, T. (orgs) Foucault pensa a educação. Educação: biblioteca do professor número 3. São Paulo, Editora Segmento, p. 26-35.
CARVALHO, José Sergio. A liberdade educa ou a educação liberta? Uma crítica das pedagogias da autonomia à luz do pensamento de Hannah Arendt. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n.3, p. 839-851, set./dez. 2010.
http://www.scielo.br/pdf/ep/v36n3/v36n3a13.pdf
COSTA, Rogério da, (2004). Sociedade de controle. São Paulo em Perspectiva, 18(1), 161-167. https://dx.doi.org/10.1590/S0102-88392004000100019
COSTA, SYLVIO GADELHA. Esquizo ou da educação: Deleuze e educador virtual. In: LINS, D.; COSTA, S., e VERAS, A. (Orgs.). Nietzsche e Deleuze: Intensidade e Paixão. Rio de Janeiro: Relume Dumará; Fortaleza, CE: Secretaria de Cultura e Desporto do Estado, 2000, p. 117-133
DELEUZE, G. (1992) A vida como obra de arte. In: _________. Conversações. Tradução: Peter Pal Pelpart. Rio de Janeiro: Ed 34, pp.118-126
DURKHEIM, E. (1922). Educação e Sociologia. Capitulo 1: A educação, sua natureza e função. Tradução: Lourenço Filho. São Paulo: Edições Melhoramentos, 1965.
 

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