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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia da Aprendizagem, do Desenv e da Personalidade
 
Disciplina: PSA1607 - Introdução às Técnicas Projetivas Gráficas
Introduction to graphic projective techniques

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2016 Desativação:

Objetivos
O aluno deverá ser capaz de:
- caracterizar e utilizar as Técnicas de Exame Psicológico.
- analisar criticamente as Técnicas de Exame Psicológico em termos de suas características essenciais.
- planejar e selecionar as Técnicas de Exame Psicológico de acordo com os contextos das diferentes áreas psicológicas.
- aplicar, avaliar, interpretar os resultados das técnicas de exame de acordo com os objetivos das mesmas, com o contexto no qual estão sendo utilizadas e com as variáveis bio-psico-sociais do examinando.
- conhecer e respeitar as implicações éticas decorrentes do uso das Técnicas de Exame Psicológico.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
55082 - Audrey Setton Lopes de Souza
791212 - Helena Rinaldi Rosa
 
Programa Resumido
A disciplina abrange as técnicas projetivas gráficas mais importantes para o diagnóstico psicológico, nos diferentes contextos. Abrange, em especial, o teste HTP (House, Tree, Person, o Teste do Desenho da Família e o Procedimento de desenhos-estórias).
 
 
 
Programa
1- O conceito de projeção e a Psicologia projetiva
2- Freud e o conceito de projeção
3- Críticas ao uso do conceito de projeção como fundamento das técnicas projetivas
4- Testes projetivos: usos e abusos
5- Natureza, origem e história das técnicas projetivas
6- O problema da validação dos testes projetivos
7- Critérios de classificação, definição e escolha das Técnicas Projetivas
8- As técnicas projetivas gráficas
9- As técnicas projetivas temáticas e verbais
10- Os mecanismos de defesa e sua expressão nos testes projetivos
11- Indicadores Psicopatológicos nas Técnicas Projetivas
12-Análise dos aspectos gerais dos desenhos
13- Análise do desenho da Casa
14- Análise do desenho da Árvore
15- Análise do desenho da Pessoa
16- Análise do desenho da Família
17- Procedimento de Desenhos-Estórias
18- Discussão de casos
 
 
 
Avaliação
     
Método
Atividades didáticas: Aulas expositivas, aulas práticas para treino de aplicação e avaliação das técnicas, supervisão de aplicação, avaliação de interpretação dos testes, estudos de casos, palestras e seminários.

Atividades discentes: Leituras, realização da prática aplicação e elaboração de relatórios de aplicação, avaliação e interpretação de testes ensinados.

Provas individuais sobre a avaliação das técnicas estudadas, participação em seminários e palestras, relatórios individuais de aplicação das técnicas ensinadas.
Critério
Avaliação das provas ou outras atividades solicitadas entre as mencionadas acima.
Norma de Recuperação
Trabalhos escritos, provas escritas e práticas, aplicação das técnicas e elaboração de relatórios individuais.
 
Bibliografia
     
Anzieu, D. (1984). Os métodos projetivos. Rio de Janeiro: Campus.
Buck, J. N. (2003). HTP:Casa-Árvore-Pessoa, técnica projetiva de desenho: Manual e guia de interpretação. São Paulo: Vetor.
Corman, L. (2003). O teste do desenho da família. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Freud, S. (1980). Leonardo da Vinci e uma lembrança da sua infância. In: S. Freud, Edição standard brasileira das obras completas de Sigmund Freud. (Vol XI; pp. 53-119). Rio de Janeiro: Imago. (Original publicado em 1910).
Hammer, E.F. (1991). Aplicações clínicas dos desenhos projetivos. São Paulo, Casa do Psicólogo.
Sigal, A.M. (2000). Considerações sobre o psicodiagnóstico: Provocando o inconsciente. Revista Psicanálise e Universidade, 12-13, 27-43.
Souza, A. S. L. (2012). O desenho como instrumento diagnóstico; reflexões a partir da psicanálise. Boletim de Psicologia, LXI(135), 207-215.
Trinca, W. (1976). Investigação clínica da personalidade: O desenho livre como estímulo de apercepção temática. Belo Horizonte, Interlivros.
Trinca, W. (org). (1997). Formas de investigação clínica em Psicologia. São Paulo: Vetor, 1997.
Trinca, W. (org). (2013). Formas de investigação psicológica: Procedimento de desenhos-estórias e procedimento de desenhos de família com estórias. São Paulo: Vetor.
Trinca, W. (org). (2013). Procedimento de Desenhos-Estórias formas derivadas, desenvolvimentos e expansões. São Paulo: Vetor.
Van Kolck, O.L. (1984). Testes Projetivos Gráficos no diagnóstico psicológico. São Paulo: E.P.U.
 

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