Público
Relação de Convocados
Relação de Matriculados
____________________
Calendário Escolar
2022
2021
Cursos de ingresso
Disciplina
Busca por Disciplinas
Busca por Turmas
Editais
Programa Unificado de Bolsas(PUB)
Edital 2021-2022
Edital 2022-2023
PEEG
PAP
FAQ
Matrícula Interativa
FAQ
Informações gerais
TUTORIAL - NOVA MATRÍCULA
Jupiterweb em Vídeos
Informações gerais sobre a Graduação
Acesso Restrito
Entrar
Esqueci a Senha
Primeiro Acesso
Informações da Disciplina
Preparar para impressão
Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação
Instituto de Psicologia
Psicologia da Aprendizagem, do Desenv e da Personalidade
Disciplina: PSA1608 - Psicologia e Educação
Psychology and Education
Créditos Aula:
2
Créditos Trabalho:
1
Carga Horária Total:
60 h ( Estágio: 15 h )
Tipo:
Semestral
Ativação:
01/01/2006
Desativação:
Objetivos
O aluno deverá ser capaz de:
- conhecer os diversos aspectos que constituem a escolarização e as diferentes explicações a respeito do fracasso escolar na história do pensamento educacional brasileiro;
- conhecer a configuração do campo da Psicologia Escolar como área de estudo e de atuação do psicólogo, considerando-se o contexto das relações institucionais;
- localizar as explicações a respeito do processo de escolarização centradas em uma abordagem de Psicologia que possibilite ao aluno identificar os principais problemas e alternativas para a compreensão da interface Psicologia e Educação.
Docente(s) Responsável(eis)
2662819 - Marilene Proença Rebello de Souza
Programa Resumido
Programa
1.Introdução à Psicologia Escolar e dados de escolarização no Brasil
2. Explicações do fracasso escolar no pensamento educacional brasileiro:
3. Críticas às explicações tradicionais do fracasso escolar:
4. Elementos para a construção do pensamento crítico em Psicologia Escolar
5.A vida diária escolar como objeto de estudo da Psicologia Escolar
Avaliação
Método
Atividades didáticas: Aulas expositivas, seminários em pequenos grupos
Atividades discentes: Leituras, realização de trabalhos de aproveitamento, realização de atividades práticas, presença às aulas.
Critério
Rendimento nas atividades didáticas, avaliado por meio de relatórios de seminários e de atividades práticas bem como prova escrita.
Norma de Recuperação
Realização de prova escrita
Bibliografia
Tanamachi, E.; Proença, M.; Rocha, M.(orgs.). Psicologia e Educação. Casa do Psicólogos, 2000.
Machado, A . M. e Souza, M.P. R. (orgs.) Psicologia Escolar: em busca de novos rumos. S.P., Casa do Psicólogo,2001, 3ª. Ed.
Patto, M.H.S. (Org.). Introdução à Psicologia Escolar. SP. : Casa do Psicólogo, 1997
Patto, M.H.S. Produção do Fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. S.P.: Casa do Psicólogo, 1997.
Clique para consultar os requisitos para PSA1608
Clique para consultar o oferecimento para PSA1608
Créditos
|
Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP