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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia da Aprendizagem, do Desenv e da Personalidade
 
Disciplina: PSA1608 - Psicologia e Educação
Psychology and Education

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h ( Estágio: 15 h )
Carga Horária de Extensão: 6 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
O aluno deverá ser capaz de:
a)	conhecer os diversos aspectos que constituem a escolarização e as diferentes explicações a respeito do fracasso escolar na história do pensamento educacional brasileiro;
b)	identificar a configuração do campo da Psicologia Escolar como área de estudo e de atuação do psicólogo, considerando-se o contexto das relações institucionais;
c)	apropriar-se das explicações a respeito do processo de escolarização em uma perspectiva crítica em Psicologia que possibilite ao aluno identificar os principais problemas e alternativas para a compreensão da interface Psicologia e Educação Escolar;
d)	compreender a dimensão intersetorial das políticas públicas na atuação de psicólogos escolares.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2662819 - Marilene Proença Rebello de Souza
 
Programa Resumido
1.Psicologia e Educação: dos problemas de aprendizagem ao processo de escolarização. 
2.Elementos para a construção do pensamento crítico em Psicologia Escolar.
3. A atuação do psicólogo em políticas públicas na Educação Básica.
 
 
 
Programa
1.	Psicologia escolar e educacional em busca de novas perspectivas: aspectos do contexto educacional latino-americano.
2.	Psicologia e Educação no Brasil: do problema de aprendizagem ao fracasso escolar
3.	O percurso histórico da Psicologia Educacional e Escolar em São Paulo e no Brasil
4.	Educação Inclusiva: Políticas e desafios
5.	Medicalização da Educação e da Sociedade
6.	Questões étnico-raciais e as contribuições da Psicologia Escolar e Educacional
7.	Elementos para a construção do pensamento crítico em Psicologia Escolar e Educacional
8.	Propostas de atuação na educação básica: orientação a queixa escolar
9.	Intervenção da Psicologia na Educação Básica: a serviço de quê?
10.	Intervenção na Escola: prevenção e promoção de saúde
11.	Princípios para a atuação de psicólogos na Educação Básica
12.	Atuação de psicólogos em políticas intersetoriais: educação, saúde, assistência e garantia de direitos
 
 
 
Avaliação
     
Método
Trabalho escrito constituído de um texto síntese de deverá apresentar uma reflexão crítica sobre um tema escolhido e discutido na parte prática, articulando-o com pelo menos três textos estudados na disciplina no semestre letivo. Apresentação de seminário na parte prática do curso.
Critério
O critério de avaliação centra-se em dois aspectos: 1. na qualidade do trabalho final que deverá apresentar os seguintes aspectos: clareza do tema escolhido; domínio dos conceitos apresentados na disciplina; menção a pelo menos três textos da disciplina subsidiando a discussão do trabalho; introdução, desenvolvimento do tema, considerações finais, referências bibliográficas; 2. Apresentação de seminário referente à atuação de psicólogos na educação básica. A nota final do curso será a média da nota do trabalho (10 pontos) com a nota da apresentação do seminário na parte prática (10 pontos).
Norma de Recuperação
Na recuperação, o aluno deverá realizar uma prova escrita sobre os textos apresentados na disciplina.
 
Bibliografia
     
MACHADO, A . M.; SOUZA, M.P. R. (Orgs.) Psicologia Escolar: em busca de novos rumos. S.P., Casa do Psicólogo,2005, 5ª. Ed.
MATOS, S. N.; MENDES, E. G.  A proposta de inclusão escolar no contexto nacional de implementação das políticas educacionais. Práxis Educacional, 10(16), 35-59, 2014. Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/762
MEIRA, M.E.M.; ANTUNES, M.A.M.(Orgs.). Psicologia Escolar: práticas críticas. São Paulo, Casa do Psicólogo, 2008, 2ª. ed.
NJAINE, Kathie; MINAYO, Maria Cecília de Souza. Violência na escola: identificando pistas para a prevenção. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 7, p. 119-134, 2003. 
OLIVEIRA, Dennis. Racismo Estrutural: Uma perspectiva histórico-crítica. São Paulo: Dandara, 2021.
PATTO, Maria Helena Souza. Produção do Fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. S.P.: Intermeios, 2015
SOUZA, Beatriz de Paula (Org.). Orientação à Queixa Escolar. São Paulo: Editora do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Portal de Livros Abertos da USP, 2020.
 SOUZA, Marilene Proença Rebello de (Org.).  Psicologia Escolar e Políticas Públicas para a Educação Básica na América Latina: pesquisas, impasses e desafios. São Paulo: Editora do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021. Portal de Livros Abertos da USP.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
instituições de ensino.
Objetivos da atividade
contribuir com a melhoria da qualidade do trabalho dos professores, da gestão e dos estudantes.
Descrição da atividade
visitas às escolas e instituições educativas em duplas com um plano individualizado de atividades, visando conhecer o funcionamento institucional, principais desafios e possibilidades de atuação da Psicologia Escolar junto à gestão, professores e estudantes.
Indicadores de avaliação da atividade
registros e relatórios apresentados pelos estudantes

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