O aluno deverá ser capaz de: a) conhecer os diversos aspectos que constituem a escolarização e as diferentes explicações a respeito do fracasso escolar na história do pensamento educacional brasileiro; b) identificar a configuração do campo da Psicologia Escolar como área de estudo e de atuação do psicólogo, considerando-se o contexto das relações institucionais; c) apropriar-se das explicações a respeito do processo de escolarização em uma perspectiva crítica em Psicologia que possibilite ao aluno identificar os principais problemas e alternativas para a compreensão da interface Psicologia e Educação Escolar; d) compreender a dimensão intersetorial das políticas públicas na atuação de psicólogos escolares.
1.Psicologia e Educação: dos problemas de aprendizagem ao processo de escolarização. 2.Elementos para a construção do pensamento crítico em Psicologia Escolar. 3. A atuação do psicólogo em políticas públicas na Educação Básica.
1. Psicologia escolar e educacional em busca de novas perspectivas: aspectos do contexto educacional latino-americano. 2. Psicologia e Educação no Brasil: do problema de aprendizagem ao fracasso escolar 3. O percurso histórico da Psicologia Educacional e Escolar em São Paulo e no Brasil 4. Educação Inclusiva: Políticas e desafios 5. Medicalização da Educação e da Sociedade 6. Questões étnico-raciais e as contribuições da Psicologia Escolar e Educacional 7. Elementos para a construção do pensamento crítico em Psicologia Escolar e Educacional 8. Propostas de atuação na educação básica: orientação a queixa escolar 9. Intervenção da Psicologia na Educação Básica: a serviço de quê? 10. Intervenção na Escola: prevenção e promoção de saúde 11. Princípios para a atuação de psicólogos na Educação Básica 12. Atuação de psicólogos em políticas intersetoriais: educação, saúde, assistência e garantia de direitos
MACHADO, A . M.; SOUZA, M.P. R. (Orgs.) Psicologia Escolar: em busca de novos rumos. S.P., Casa do Psicólogo,2005, 5ª. Ed. MATOS, S. N.; MENDES, E. G. A proposta de inclusão escolar no contexto nacional de implementação das políticas educacionais. Práxis Educacional, 10(16), 35-59, 2014. Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/762 MEIRA, M.E.M.; ANTUNES, M.A.M.(Orgs.). Psicologia Escolar: práticas críticas. São Paulo, Casa do Psicólogo, 2008, 2ª. ed. NJAINE, Kathie; MINAYO, Maria Cecília de Souza. Violência na escola: identificando pistas para a prevenção. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 7, p. 119-134, 2003. OLIVEIRA, Dennis. Racismo Estrutural: Uma perspectiva histórico-crítica. São Paulo: Dandara, 2021. PATTO, Maria Helena Souza. Produção do Fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. S.P.: Intermeios, 2015 SOUZA, Beatriz de Paula (Org.). Orientação à Queixa Escolar. São Paulo: Editora do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Portal de Livros Abertos da USP, 2020. SOUZA, Marilene Proença Rebello de (Org.). Psicologia Escolar e Políticas Públicas para a Educação Básica na América Latina: pesquisas, impasses e desafios. São Paulo: Editora do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021. Portal de Livros Abertos da USP.