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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia da Aprendizagem, do Desenv e da Personalidade
 
Disciplina: PSA1709 - Aconselhamento Psicológico
Psychological Counselling

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Estágio: 45 h )
Carga Horária de Extensão: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
O aluno deverá ser capaz de:
1. Apresentar e discutir os principais conceitos de Aconselhamento Psicológico.
2. Explicitar a fundamentação teórico-prática do Plantão Psicológico.
3. Elaborar, a partir de sua vivência, a prática de Plantão Psicológico.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
791212 - Helena Rinaldi Rosa
4892841 - Laiz Maria Silva Chohfi
 
Programa Resumido
1. Campo do Aconselhamento Psicológico: histórico; definição das áreas (aconselhamento, orientação e psicoterapia); Aconselhamento Psicológico na atualidade; bases epistemológicas do Aconselhamento Psicológico; raízes fenomenológicas do Aconselhamento.
2. Serviço de Aconselhamento Psicológico; atitudes e escuta. 
3. Aconselhamento Psicológico na Abordagem Centrada na Pessoa; teorias de personalidade, de psicoterapia e relações interpessoais em Rogers; desdobramentos pós-rogerianos.
4. Serviço de Aconselhamento Psicológico no IPUSP.
 
 
 
Programa
Parte Teórica
1.	Contextualização do nascimento do Aconselhamento Psicológico
2.	Origens do Aconselhamento Psicológico: Teoria Traço e Fator e demais abordagens
3.	Carl Rogers: terapia centrada na pessoa
4.	Carl Rogers: Abordagem Centrada na Pessoa
5.	Contexto USP: plantão psicológico pré-IPUSP
6.	Contexto USP: fundação SAP
7.	Contexto USP: raízes fenomenológicas do Aconselhamento Psicológico 

Parte Prática
Participação em projetos de atendimento que proporcionem a prática do Aconselhamento Psicológico.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Trabalho escrito a ser entregue no fim do semestre.
Critério
Rendimento nas diversas atividades didáticas, tanto teóricas como práticas, avaliado por meio de trabalho teórico-prático e de relatórios de atendimento.
Norma de Recuperação
Apresentação de trabalhos teórico-práticos.
 
Bibliografia
     
Figueiredo, L. C. Matrizes do pensamento psicológico. Petrópolis: Vozes, 1996.
Morato, H. T. P. Eu-supervisão: em cena uma ação buscando sentido. 1989. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1989.
Morato, H. T. P. Aconselhamento psicológico centrado na pessoa: novos desafios. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2009.
Patterson, C. H. Theories of Counseling and Psychotherapy. New York: Harper & Row, 1966.
Rogers, C. R. Tornar-se pessoa. Lisboa: Moraes Editores, 1973.
Rogers, C. R; Rosenberg, R. L/ A pessoa como centro. São Paulo: EPU/EDUSP, 1977.
Rosenberg, R. L. (org.). Aconselhamento psicológico centrado na pessoa. São Paulo: EPU, 1987.
Santos, O. B. Aconselhamento psicológico e psicoterapia. São Paulo: Pioneira, 1982.
Scheeffer, R. Teorias de Aconselhamento. São Paulo: Atlas, 1976.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
brasileiros maiores de 18 anos; maiores de 18 anos que estejam experienciando luto; maiores de 18 anos residentes no Butantã; comunidade USP.
Objetivos da atividade
oferecer acolhimento, na modalidade de Plantão Psicológico, para aqueles que precisam de cuidado, no momento da procura; oferecer, a longo prazo, acompanhamento para os casos de pessoas enlutadas.
Descrição da atividade
atendimentos na modalidade de Plantão Psicológico; acompanhamento psicológico de longo prazo na temática do luto.
Indicadores de avaliação da atividade
participação nos projetos oferecidos; participação nos encontros semanais de supervisão; elaboração de relatório dos atendimentos realizados.

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