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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia da Aprendizagem, do Desenv e da Personalidade
 
Disciplina: PSA1710 - Psicologia Institucional
Institutional Psychology

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2021 Desativação:

Objetivos
O aluno deverá ser capaz de:
- Discutir os principais modelos teórico-práticos de estudos e intervenção do psicólogo junto às instituições e organizações, garantindo, de um lado, uma especificidade possível à atuação do psicólogo e, de outro, a consideração da própria psicologia como instituição do conhecimento e da prática profissional.
- Situar-se na condição de quem faz a formação para a pesquisa e o exercício profissional de psicologia que é, por sua vez, uma instituição concreta, nas variações em que se apresenta, neste momento histórico e social.
O professor deverá se propor a:
- Fundamentar um modelo de exercício da Psicologia (intervenção junto a outras instituições concretas, pesquisa e produção do conhecimento) que garanta a especificidade de atuação profissional, pela definição de um objeto institucional a essa área do conhecimento, no resgate de conceitos importantes da psicanálise freudiana, bem como na articulação de saberes que lhe são exógenos: sociologia das instituições, análise pragmática do discurso e as ideias de M. Foucault. 
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
70419 - Marlene Guirado
 
Programa Resumido
A diversidade de nomes e estratégias de estudo e intervenção junto às instituições. - As modalidades psicanalíticas com destaque a Bleger e sua Psicologia Institucional. - As modalidades sócio políticas com destaque a Análise Institucional de Lapassade e Análise de Instituições Concretas de José Augusto Guilhon Albuquerque. - Em busca da especificidade de atuação do psicólogo junto a instituições. - A psicologia como instituição do conhecimento e da prática profissional.
 
 
 
Programa
- A perspectiva psicanalítica da Psicologia Institucional de Bleger.
- A perspectiva política da Análise Institucional de Lapassade.
- A perspectiva sociológico-institucional da Análise de Instituições Concretas de Guilhon Albuquerque.
- Michel Foucault e os conceitos de discurso com práticas discursivas, relações de poder e estratégia de pensamento, como recortes de análise.
- O exercício da Psicologia como Instituição.
- A definição de um objeto institucional para a Psicologia, na direção do recorte de uma especificidade para a atuação profissional.
- A Psicologia Institucional, não como uma área de atuação em especial, mas como uma estratégia de pensar/fazer, como método.
- A clínica e a pesquisa como instituições da prática profissional.
- Situações exemplares de trabalhos nessa perspectiva que ora apresentamos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Atividades didáticas: aulas expositivas e discussão em classe Atividades Discentes: leitura e discussão dos textos programados; participação em pequenos grupos, nos horários de aula, com apresentação do relato da discussão.
Critério
Atividade de Avaliação: prova escrita ao final da disciplina.
Norma de Recuperação
Elaboração de trabalho escrito e/ou prova substitutiva.
 
Bibliografia
     
-	Bleger, J. 1971. Temas de Psicologia. Buenos Aires. Ediciones Nueva Vision. Leitura: Cap. 5
-	Bleger, J. 1973. Psico-Higiene e Psicologia Institucional. Porto Alegre. Artes Médicas.
-	Lapassade, G. 1989. Grupos, Organizações e Instituições. Rio de Janeiro. Francisco Alves. Leitura: Prólogo à 2ª edição.
-	Guilhon Albuquerque, J. 1980. Instituição e Poder. Rio de Janeiro. Edições Graal. Leitura: Introdução.
-       Foucault, M. 1988. História da Sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro. Edições Graal. Leitura: Parte IV, Cap. 2
-	Guirado, M. 2004, edição revista e ampliada. Psicologia Institucional. São Paulo. E.P.U. Leitura: Cap. 3.
-	Guirado, M. 2004, edição revista e ampliada. Instituição e Relações Afetivas: o vínculo com o abandono. São Paulo. Casa do Psicólogo. Leitura: Cap. IV.
-       Guirado, M.; Lerner, R. (Orgs.). 2007. Psicologia, Pesquisa e Clínica: por uma análise institucional do discurso. São Paulo. Annablume. Leitura: Parte IV, Cap. 2.
-       Guirado, M. 2018.  Análise do Discurso e Psicanálise. Curitiba. Appris. Leitura: Cap. 9 e 10.
-       Guirado, M. 2018. Análise Institucional do Discurso como Analítica da Subjetividade. São Paulo. Lumen Juris. Leitura: Cap. V.
 

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