O aluno deverá ser capaz de: - familiarizar-se com todas as etapas de uma pesquisa, desde o levantamento das questões que se pretende responder até as conclusões propiciadas pelos dados. - posicionar-se criticamente frente às questões epistemológicas e metodológicas envolvidas na execução de pesquisa.
O conteúdo teórico deverá variar de acordo com o problema a ser investigado; cabendo a cada orientador decidir o mais adequado. Porém deverão ser enfatizados os seguintes aspectos: adequação dos diversos enfoques metodológicos à natureza do problema a ser investigado; implicações decorrentes da escolha de um dados referencial para a escolha da metodologia, questões éticas envolvidas no planejamento e execução da pesquisa; interpretação de resultados.
A bibliografia deverá ser proposta por cada docente ao grupo que orienta, com a inclusão da bibliografia geral especificada abaixo: Lacey, H. Valores e atividade científica SP Editora 34 2008 Chalmers, A.F. O que é ciência afinal? SP., Brasiliense, 1993. Cassep Borges , V. (2013).Desafios para o Futuro da Psicologia: Contribuições da Psicologia na Construção do Conhecimento no Século XX. Psicologia Ciência e Profissão, 33, 14-23. Luna, S. Planejamento de Pesquisa - uma introdução, SP., EDUC, 1998 Guareschi, P.; Barbieri, G.;Bicalho, P.P.G (2020). 40 anos: o que a Psicologia tem produzido enquanto ciência e profissão? Psicologia Ciência e Profissão., 40,1-12. Observação: Como colocado acima, referências bibliográficas específicas e complementares serão oferecidas por cada docente às suas respectivas turmas.