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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia da Aprendizagem, do Desenv e da Personalidade
 
Disciplina: PSA2412 - Desenvolvimento da Criança: Aspectos Morais e Afetivos
Child Development: Affective and Moral Aspects

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Aprofundar caracteristicas do desenvolvimento afetivo e moral segundo a perspectiva de Jean Piaget, assim como discutir pesquisas contemporaneas sobre a afetividade, inteligência e moralidade que se fundamentam nessa abordagem psicogenética em suas relações com os contextos de desenvolvimento em especial a família e a escola.
Objetivos específicos: identificar o desenvolvimento da afetividade e da moralidade da criança; articular o desenvolvimento moral ao desenvolvimento da inteligência; diferenciar e integrar os conceitos de moral, ética e relações sociais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4864151 - Luciana Maria Caetano
1498922 - Maria Thereza Costa Coelho de Souza
 
Programa Resumido
As relações entre afetividade e inteligencia para Jean Piaget (contexto de idéias em que o autor desenvolveu suas teorizações; a psicanálise de Freud como contraponto da proposta piagetiana; a correspondência entre a evolução da afetividade e da inteligência). O juizo moral na criança. As ações morais e a Psicologia Moral. Relações entre as dimensões afetiva, intelectual, moral e social: pesquisas em diferentes contextos.
 
 
 
Programa
A perspectiva de Jean Piaget sobre as relações entre inteligência e afetividade
Influências de outras perspectivas sobre as idéias de Piaget
Indicadores da afetividade na conduta
Conceitos sobre afetividade; papel e natureza da afetividade no modelo piagetiano
O desenvolvimento da afetividade em relação ao desenvolvimento da inteligência
O juízo moral na criança
Juizo e ação moral
Juizo e sentimentos morais
O papel das regras no desenvolvimento moral
A Psicologia moral e s relações com a teoria de Piaget
A teoria do domínio social
Aplicações da teoria de Piaget e da psicologia Moral a diferentes contextos e pesquisas
 
 
 
Avaliação
     
Método
PROVA
Critério
A nota final será calculada a partir da elaboração de atividades em aula e também da prova final
Norma de Recuperação
A recuperação será feita por meio de prova individual de acordo com o calendário USP. . Para realizar a recuperação, o aluno deverá ter obtido frequência mínima de 70% e nota final não inferir a 3,0.
 
Bibliografia
     
Nucci, L. (2000). Psicologia moral e educação: para além de crianças" boazinhas". Educação e Pesquisa, 26, 71-89.
Piaget, J. (1994). O juizo moral na criança. São Paulo: Ática
Piaget, J. (1976). Seis estudos de Psicologia. Forense Universitária: São Paulo.
Piaget,J. (2005). Inteligência y afectividad. Aique: Buenos Aires
 

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