Aprofundar caracteristicas do desenvolvimento afetivo e moral segundo a perspectiva de Jean Piaget, assim como discutir pesquisas contemporaneas sobre a afetividade, inteligência e moralidade que se fundamentam nessa abordagem psicogenética em suas relações com os contextos de desenvolvimento em especial a família e a escola. Objetivos específicos: identificar o desenvolvimento da afetividade e da moralidade da criança; articular o desenvolvimento moral ao desenvolvimento da inteligência; diferenciar e integrar os conceitos de moral, ética e relações sociais.
As relações entre afetividade e inteligencia para Jean Piaget (contexto de idéias em que o autor desenvolveu suas teorizações; a psicanálise de Freud como contraponto da proposta piagetiana; a correspondência entre a evolução da afetividade e da inteligência). O juizo moral na criança. As ações morais e a Psicologia Moral. Relações entre as dimensões afetiva, intelectual, moral e social: pesquisas em diferentes contextos.
A perspectiva de Jean Piaget sobre as relações entre inteligência e afetividade Influências de outras perspectivas sobre as idéias de Piaget Indicadores da afetividade na conduta Conceitos sobre afetividade; papel e natureza da afetividade no modelo piagetiano O desenvolvimento da afetividade em relação ao desenvolvimento da inteligência O juízo moral na criança Juizo e ação moral Juizo e sentimentos morais O papel das regras no desenvolvimento moral A Psicologia moral e s relações com a teoria de Piaget A teoria do domínio social Aplicações da teoria de Piaget e da psicologia Moral a diferentes contextos e pesquisas
Nucci, L. (2000). Psicologia moral e educação: para além de crianças" boazinhas". Educação e Pesquisa, 26, 71-89. Piaget, J. (1994). O juizo moral na criança. São Paulo: Ática Piaget, J. (1976). Seis estudos de Psicologia. Forense Universitária: São Paulo. Piaget,J. (2005). Inteligência y afectividad. Aique: Buenos Aires