O aluno deverá ser capaz de: - aprofundar-se na concepção de ser humano de Carl Gustav Jung. - desenvolver uma reflexão crítica a respeito dessa concepção.
A disciplina visa ao aprofundamento na visão de ser humano assumida pela psicologia analítica de C.G. Jung, em seus princípios e conceitos básicos. Desta maneira, contribui para a formação de psicólogos capazes de reconhecer e valorizar a diversidade e assumir uma postura aberta a nosso contexto sócio-cultural e ao diálogo com outras perspectivas epistemológicas.
1) Bases para uma psicologia junguiana: contexto histórico e a natureza da psique. 2) O desenvolvimento da consciência e a relação ego-Self. 3) O ciclo de vida psíquica, o ego inflado e o ego alienado. 4) O processo de individuação. 5) Os experimentos de associação e o complexo do ego; os complexos. 6) O arquétipo e o símbolo. 7) Elementos da prática profissional: a dimensão ética e o risco de abuso de poder.
Edinger,E. Ego e Arquétipo. S.Paulo: Cultrix. Guggenbühl-Craig,A. O Abuso do Poder na Psicoterapia, e na medicina, serviço social, sacerdócio e magistério. São Paulo: Paulus. Jacobi,J. Complexo, Arquétipo e Símbolo na Psicologia de Carl G. Jung. São Paulo: Cultrix. Jung,C.G. A Natureza da Psique. Volume 8 das Obras. Petrópolis: Vozes.