O aluno deverá ser capaz de: - dar continuidade à formação em pesquisa iniciada em Prática de Pesquisa em Psicologia I - relatar a pesquisa como um todo teórico-empírico integrado.
O conteúdo teórico deverá variar de acordo com o problema a ser investigado; cabendo a cada orientador decidir o mais adequado. Porém deverão ser enfatizados os seguintes aspectos na realização dos exercícios de pesquisa: adequação dos diversos enfoques metodológicos à natureza do problema a ser investigado; implicações decorrentes da escolha de um dado referencial para a escolha da metodologia, questões éticas envolvidas no planejamento e execução da pesquisa; interpretação de resultados.
O conteúdo teórico referente ao problema a ser investigado continuará a critério do orientador. Nesta etapa deverá ser enfatizada a confecção do relatório final para possível publicação. Deverão ser abordados os seguintes aspectos: definição do problema em investigação frente ao conhecimento relevante da área, estabelecimento de hipótese(s) norteadora(s) da investigação, definição e justificativa da metodologia para coleta de dados, análise e interpretação dos resultados obtidos, discussão dos mesmos confrontados com a(s) hipótese(s).
A bibliografia deverá ser proposta por cada docente ao grupo que orienta, com a inclusão da bibliografia geral especificada abaixo: Bicalho, P.P.G.;Magalhães, K.C.;Cassal, L.C.B.& Geraldini, J.R.(2012). 50 anos de produção de conhecimento: práticas políticas de pesquisa em Psicologia Psicologia Ciência e Profissão, 32, 264 275 Pilati,R.P. Normas de publicação e qualidade da produção científica. Psicologia Teoria e Pesquisa,27,2 Banister, P; Burman, E; Parker, I; Taylor, M; Tindall, C. , (1994). Qualitative Methods in Psychology - A research Guide, Ph, Open University Press. Bulker, H. (1993). Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais, em S.P. Henter, I, Fazenda (orgs.) Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa; Campinas, Papirus. Observação: Como colocado acima, referências bibliográficas específicas e complementares serão oferecidas por cada docente às suas respectivas turmas.