Estudar as teorias de Vygotsky e Wallon em seus pressupostos epistemológicos e concepções psicológicas do desenvolvimento; analisar as pesquisas no campo do desenvolvimento psicológico a partir dos modelos desses autores; discutir as perspectivas construtivistas quanto as relações entre afetividade e inteligência presentes nas abordagens e diferencia-las da abordagem de Freud.
Apresentar as abordagens de Vygotsky e Wallon quanto aos aspectos do desenvolvimento infantil, princípios interacionistas, visão psicogenética e método de pesquisa. Relações entre pensamento, afetividade e linguagem nas abordagens interacionistas e psicanalítica.
A construção do conhecimento para as teorias de Vygotsky e Wallon. Princípios interacionistas. Visão psicogenética. Diferenciação em relação à perspectiva de Piaget. Relações entre filogênese e ontogênese. Relações entre pensamento e linguagem. Desenvolvimento e aprendizagem. A evolução psicológica da “pessoa”. O ato motor. Domínios funcionais. Três teorias psicogenéticas, aproximações e diferenças: Piaget. Vygotsky e Wallon. Diferenciação entre as teorias psicogenéticas e a perspectiva de Freud e da psicanálise em termos de desenvolvimento.
Vigotski, L.S. (2001). A construção do pensamento e da linguagem. Textos em Psicologia. Ed. Martins Fontes: São Paulo Vygotsky,L (1990). Pensamento e linguagem. Ed. Martins Fontes: São Paulo. Wallon, H. (2007). A evolução psicológica da criança. (2017). Ed. Edições 70: São Paulo.