Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia da Aprendizagem, do Desenv e da Personalidade
 
Disciplina: PSA2518 - O Desenvolvimento da Criança nas Perspectivas de Vygotsky e Wallon
Child development according to the perspectives of Wallon and Vygotsky

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Estudar as teorias de Vygotsky e Wallon em seus pressupostos epistemológicos e concepções psicológicas do desenvolvimento; analisar as pesquisas no campo do desenvolvimento psicológico a partir dos modelos desses autores; discutir as perspectivas construtivistas quanto as relações entre afetividade e inteligência presentes nas abordagens e diferencia-las da abordagem de Freud.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4864151 - Luciana Maria Caetano
1498922 - Maria Thereza Costa Coelho de Souza
1841928 - Rogerio Lerner
 
Programa Resumido
Apresentar as abordagens de Vygotsky e Wallon quanto aos aspectos do desenvolvimento infantil, princípios interacionistas, visão psicogenética e método de pesquisa. Relações entre pensamento, afetividade e linguagem nas abordagens interacionistas e psicanalítica.
 
 
 
Programa
A construção do conhecimento para as teorias de Vygotsky e Wallon. Princípios interacionistas. Visão psicogenética. Diferenciação em relação à perspectiva de Piaget. Relações entre filogênese e ontogênese. Relações entre pensamento e linguagem. Desenvolvimento e aprendizagem. A evolução psicológica da “pessoa”. O ato motor. Domínios funcionais. Três teorias psicogenéticas, aproximações e diferenças: Piaget. Vygotsky e Wallon. Diferenciação entre as teorias psicogenéticas  e a perspectiva de Freud e da psicanálise em termos de desenvolvimento.
 
 
 
Avaliação
     
Método
PROVA ou TRABALHO
Critério
Uma avaliação Final- valor 10,0.
Norma de Recuperação
Será seguida a norma USP.
 
Bibliografia
     
Vigotski, L.S. (2001). A construção do pensamento e da linguagem. Textos em Psicologia. Ed.  Martins Fontes: São Paulo 
Vygotsky,L (1990). Pensamento e linguagem. Ed. Martins Fontes: São Paulo.
Wallon, H. (2007). A evolução psicológica da criança. (2017). Ed. Edições 70: São Paulo. 
 

Clique para consultar os requisitos para PSA2518

Clique para consultar o oferecimento para PSA2518

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP