Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia da Aprendizagem, do Desenv e da Personalidade
 
Disciplina: PSA2618 - Testes para Diagnósticos Especiais
Special diagnostic tests

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2016 Desativação:

Objetivos
O aluno deverá ser capaz de:
1. Caracterizar as principais técnicas para diagnósticos especiais.
2. Selecionar, aplicar, avaliar, interpretar e extrapolar os resultados das técnicas para elaboração de avaliações psicológicas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
791212 - Helena Rinaldi Rosa
44778 - Irai Cristina Boccato Alves
 
Programa Resumido
A disciplina abrange técnicas importantes para o diagnóstico clínico e neuropsicológico, bem como para avaliação de problemas de aprendizagem. São abrangidas principalmente as áreas: perceptiva motora visual, memória visual, orientação espacial e atenção, bem como a avaliação de problemas emocionais ou neurológicos pelo Teste de Bender.
 
 
 
Programa
1. Introdução: caracterização, fundamentos e principais técnicas de exame psicológico para diagnósticos especiais; revisão dos principais conceitos em Neuropsicologia.
2. Testes para prontidão da leitura e escrita: fundamentos e características.
3. Testes perceptivo-motores: fundamentos e principais procedimentos.
3.1.Teste Guestáltico Viso-Motor de Lauretta Bender
3.2. Figura Complexa de Rey
3.3. Teste Pré-Bender
4. Teste Piaget-Head.
5. Testes de Atenção.
6. Casos Clínicos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Atividades didáticas: Aulas expositivas, aulas práticas para treino de aplicação e avaliação das técnicas, supervisão de aplicação, avaliação de interpretação dos testes, estudos de casos, palestras e seminários.

Atividades discentes: Leituras, realização da prática aplicação e elaboração de relatórios de aplicação, avaliação e interpretação de testes ensinados.

Provas individuais sobre a avaliação das técnicas estudadas, participação em seminários e palestras, relatórios individuais de aplicação das técnicas ensinadas
Critério
Avaliação das provas ou outras atividades solicitadas entre as mencionadas acima.
Norma de Recuperação
Trabalhos escritos, provas escritas e práticas, aplicação das técnicas e elaboração de relatórios individuais.
 
Bibliografia
     
1) Anastasi, A.; Urbina, S. (2000). Testagem psicológica. Porto Alegre: ArtMed.
2) Bender, L. (1974). Test Guestaltico Visomotor. Buenos Aires: Paidós.
3) Clawson, A. (1989). .Bender infantil. Porto Alegre: Artes Médicas.
4) Cunha, J.A. (2000). Psicodiagnóstico - V. Porto Alegre: ArtMed,
5) Koppitz, E. (1987). Teste Guestáltico Bender para crianças. Porto Alegre: Artes Médicas.
6) Oliveira, M. S. & Rigoni, M. S. (2010). Figuras Complexas de Rey: Teste de Cópia e Reprodução de Memória de Figuras Geométricas Complexas. São Paulo: Casa do Psicólogo.
7) Poppovic, A.M. (1975). Alfabetização: disfunções psiconeurológicas. São Paulo: Vetor.
8) Toni, P.M. (2006). Bateria Piaget - Head de Orientação Direita-Esquerda. São Paulo: Vetor.
9) Zazzo, R. (1968). Manual para exame psicológico da criança. São Paulo, Mestre Jou.
 

Clique para consultar os requisitos para PSA2618

Clique para consultar o oferecimento para PSA2618

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP