O aluno deverá ser capaz de:1. Caracterizar as principais técnicas para diagnósticos especiais.2. Selecionar, aplicar, avaliar, interpretar e extrapolar os resultados das técnicas para elaboração de avaliações psicológicas.
A disciplina abrange técnicas importantes para o diagnóstico clínico e neuropsicológico, bem como para avaliação de problemas de aprendizagem. São abrangidas principalmente as áreas: perceptiva motora visual, memória visual, orientação espacial e atenção, bem como a avaliação de problemas emocionais ou neurológicos pelo Teste de Bender.
1. Introdução: caracterização, fundamentos e principais técnicas de exame psicológico para diagnósticos especiais; revisão dos principais conceitos em Neuropsicologia.2. Testes para prontidão da leitura e escrita: fundamentos e características.3. Testes perceptivo-motores: fundamentos e principais procedimentos.3.1.Teste Guestáltico Viso-Motor de Lauretta Bender3.2. Figura Complexa de Rey3.3. Teste Pré-Bender 4. Teste Piaget-Head. 5. Testes de Atenção.6. Casos Clínicos.
1) Anastasi, A.; Urbina, S. (2000). Testagem psicológica. Porto Alegre: ArtMed.2) Bender, L. (1974). Test Guestaltico Visomotor. Buenos Aires: Paidós.3) Clawson, A. (1989). .Bender infantil. Porto Alegre: Artes Médicas. 4) Cunha, J.A. (2000). Psicodiagnóstico - V. Porto Alegre: ArtMed, 5) Koppitz, E. (1987). Teste Guestáltico Bender para crianças. Porto Alegre: Artes Médicas.6) Oliveira, M. S. & Rigoni, M. S. (2010). Figuras Complexas de Rey: Teste de Cópia e Reprodução de Memória de Figuras Geométricas Complexas. São Paulo: Casa do Psicólogo. 7) Poppovic, A.M. (1975). Alfabetização: disfunções psiconeurológicas. São Paulo: Vetor. 8) Toni, P.M. (2006). Bateria Piaget - Head de Orientação Direita-Esquerda. São Paulo: Vetor. 9) Zazzo, R. (1968). Manual para exame psicológico da criança. São Paulo, Mestre Jou.