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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia da Aprendizagem, do Desenv e da Personalidade
 
Disciplina: PSA2811 - Psicologia Escolar e Práticas Institucionais
School Psychology and Institutional Practices

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Estágio: 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
- Desenvolver, com o aluno, uma forma de pensar os acontecimentos nas instituições educacionais de maneira a dar relevo ao processo de produção social, político e histórico dos mesmos.
- Problematizar a ação da psicologia nas instituições educativas.
- Instrumentalizar os alunos de psicologia a ter acesso às relações de poder e saber nas quais as práticas cotidianas se instituem, desenvolvendo conceitos relacionados ao campo de atuação dos estágios realizados.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
647530 - Adriana Marcondes Machado
 
Programa Resumido
 
 
 
Programa
1 – A singularidade no processo de produção de subjetivação.
2 – O conceito de normal e patológico relacionados à capacidade de criação de normas de existência.
3 – Formas de controle e os efeitos no processo de subjetivação: a governamentalidade nos dispositivos educacionais.
4 – Pesquisa-Intervenção: a necessidade de transformar para conhecer. A constituição da demanda e da intervenção nos contratos estabelecidos com as instituições.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Atividades didáticas: aulas expositivas, seminários em pequenos grupos e estágio supervisionado.

Atividades discentes: Leituras, realização de estágios, freqüência à supervisão e estágios, realização de trabalhos de aproveitamento.

Essa disciplina contará com o apoio dos psicólogos do Serviço de Psicologia Escolar.
Critério
Rendimento nas atividades didáticas, avaliado por meio de relatório de estágio e trabalho teórico sobre o mesmo.
Norma de Recuperação
Apresentação de trabalhos escritos.
 
Bibliografia
     
Duschatzky. S. La relación simbólica entre la escuela e los jóvenes de sectores populares. In: ______La escuela como frontera: reflexiones sobre la experiência escolar de jóvenes de sectores populares. Buenos Aires: Paidós, 2008 p.15-23

Canguilhem, G. Exame crítico de alguns conceitos: do normal, da anomalia e da doença, do normal e do experimental. In: ______ O normal e o patológico. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 6ª Ed/2ª reimpr, 2009.

Foucault, M. Aula de 17 de março de 1976. In: ________ Em defesa da sociedade: Curso no Collège de France (1975-1976). São Paulo: Martins Fontes, 1999 p. 384-315

Ramos do Ó, J. O governo do aluno na modernidade. In: Aquino, J. G (org). Foucault pensa a Educação. Revista Editora Segmento, 2007 p.36-45

Costa, S. de S. G. Esquizo ou da educação: Deleuze e educador virtual. In: LINS, D.; COSTA, S. de S. G. e VERAS, A. (orgs). Nietzsche e Deleuze: Intensidade e Paixão. Rio de Janeiro: Relume Dumará; Fortaleza, CE: Secretaria de Cultura e Desporto do Estado, 2000 .

Rodrigues, H. C.; Souza, V. L. B. A análise institucional no Brasil e a profissionalização do psicólogo. In: Kamhagi, V. R.; Saidon, O. Análise Institucional no Brasil. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1987 p.17-36

Aguiar, K; Rocha, M. Micropolítica e o exercício da pesquisa-intervenção: referenciais e dispositivos em análise. Revista Ciência e Profissão n. 27.4, 2007 p.648-663

Deleuze, G. Conversações. Rio de Janeiro: Ed 34, 1992

Barros, R. B. Dicotomias ou a lógica do terceiro excluído/o plano de consistência ou a lógica do terceiro incluído. In: ______ Grupo: a afirmação de um simulacro. Porto Alegre: Sulinas/Editora da UFGR, 2007 p.179-232

Passos, E.; Kastrup, V.; Escóssia, L. Pistas do Método da Cartografia – Porto Alegre: Sulina, 2009.
 

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