Explorar as potencialidades do cinema nacional e internacional, de diferentes gêneros, para ensejar a abordagem e discussão de temáticas psicológicas.
Incentivar a identificação dos filmes que marcaram a formação pessoal dos alunos antes e durante a graduação; compartilhar e ampliar listas de sugestões e os sentidos associados; aprofundar o conhecimento sobre os filmes selecionados para serem assistidos e discutidos nas aulas, bem como as temáticas psicológicas suscitadas; explorar possibilidades de aplicação desta estratégia ao contexto da atuação e ensino da psicologia.
Será proposto um conjunto de filmes, como temas potencialmente a serem explorados. Em seguida, a cada aula, um filme a ser previamente assistido será objeto de discussão. Em um terceiro momento do curso, algumas das temáticas abordadas deverão ser aprofundadas do ponto de vista teórico e aplicado.
Blade Runner - O Caçador de Androides. [Filme cinematográfico] Scott, Ridley EUA: The Ladd Company / Shaw Brothers / Blade Runner Partnership, 1982, 117 min Bicho de sete cabeças. [Filme cinematográfico] Bodanzky, Laís. Brasil, 2000, 88 min Central do Brasil. [Filme cinematográfico] Salles, Walter. Brasil: Videofilmes, 1998, 112 min Divertida Mente. [Animação] Docter, Peter. EUA: Pixar, 2015, 102 min Milagre da Cela 7. [Filme cinematográfico] Öztekin, Mehmet Ada. Alemanhã/Turquia, 2019, 133 min Desessete. [Filme cinematográfico] Arévalo, Daniel Sánchez. Espanha, 2019, 99 min Stadler, J. (2018). "Mind the Gap" Between Movies and Mind, Affective Neuroscience, and the Philosophy of Film. PROJECTIONS-THE JOURNAL FOR MOVIES AND MIND. 12 (2), 86-94. Sternberg, R. J. (2010). Psicologia cognitiva. São Paulo: Cengage Learning.