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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia da Aprendizagem, do Desenv e da Personalidade
 
Disciplina: PSA3312 - Diversidade Sexual e de Gênero: uma perspectiva psicanalítica, psicológica e interdisciplinar sobre os saberes científicos, ativistas e populares
Sexual and Gender Diversity: a psychoanalytic, psychological and interdisciplinary perspective on scientific, activist and popular knowledge

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
O curso tem como objetivo realizar colaborativamente uma análise crítica do estado atual dos saberes acadêmico-populares-sociais sobre diversidade sexual e de gênero, em diálogo com produções atuais do conhecimento advindo das pesquisas no campo, da militância LGBTIA+/ e do ativismo. Pretende-se fomentar reflexões críticas sobre esses diferentes saberes, bem como provocar o intercâmbio de conhecimentos entre campos e áreas distintas criando um contexto favorável ao debate interdisciplinar.
Discutiremos algumas tendências atuais relacionadas ao debate LGBIA+/ dentro e fora do mundo acadêmico. Trabalharemos para que alunes tornem-se capazes de articular argumentos que possam informar tanto o campo da pesquisa quanto a prática social, psicanalítica e psicológica. Destarte, participantes serão convidados a debater teorias, crenças e atitudes em relação a formas de invisibilização e estigmatização da população LGBTIA+/.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3001809 - Paulo César Endo
 
Programa Resumido
Essa disciplina tem por objetivo realizar uma análise crítica do estado atual dos saberes acadêmico-populares-sociais sobre diversidade sexual e de gênero, em diálogo com produções atuais do conhecimento advindo das pesquisas no campo, da militância LGBTIA+/ e do ativismo. Pretende-se fomentar reflexões críticas sobre esses diferentes saberes, bem como provocar o intercâmbio de conhecimentos entre campos e áreas distintas criando um contexto favorável ao debate interdisciplinar.
Discutiremos algumas tendências atuais relacionadas ao debate LGBIA+/ dentro e fora do mundo acadêmico. Trabalharemos para que alunes tornem-se capazes de articular argumentos que possam informar tanto o campo da pesquisa quanto a prática social, psicanalítica e psicológica. Destarte, participantes serão convidados a debater teorias, crenças e atitudes em relação a formas de invisibilização e estigmatização da população LGBTIA+/.
 
 
 
Programa
MÓDULO 01
AULA 1 - Sexo Biológico? Parte I: Bases biológicas e científicas sobre o tema sexo, sobretudo em primatas humanos, mas também em primatas não-humanos; Parte II: caminhos percorridos pelo discurso médico: o sexo como marcador e classificador social e científico.
AULA 2 -  A construção do Discurso do Sexo Binário - Cisnormatividade e Supremacia do Genital: como o discurso médico construiu a subjetividade baseada em sexo e gênero (relações de poder).
AULA 3 - A autorização do corpo Cis: mecanimos sociohistóricos na manutenção da performance, direitos e possibilidades de corpos hegemônicos em comparação com corposdissidentes; a raça como objeto necropolítico na vivência da sexualidade.
MÓDULO 02 
AULA 4 - Parte I: Colonialidade de sexo e gênero - teorias decolonias, considerando a noção de memória larga na produção de mecanismos de gênero e sexualidade, a partir da formação da noção de "América" e da noção moderna de "Europa" - novas identidades geoculturais. Parte II: - Decolonialidade de sexo e gênero (Maria Lugones, Ochy Curiel, bellhooks)  - Pesquisa, estratégias e movimentos de combate à diferença colonial no campo da sexualidade e do gênero.
AULA 5 - Heterossexualismo e o sistema de gênero colonial/moderno: imbricação de heterosexualismo, capitalismo e classificação racial. Interseccionalidade de gênero, sexualidade, raça-etnia e classe. Dimorfismo biológico e a construção dicotômica de gênero. Debate sobre conceitos que identificam processo de violência contra diversidade sexual e de gênero,
AULA 6 - Parte I: Conceitos de preconceito, discriminação, estigma e estereótipo de sexo-gênero. Parte II: A história do preconceito e da discriminação de sexo-gênero no Brasil. Sexualidades pré-coloniais. O papel atual das instituições: combate versus perpetuação de preconceito e discriminação de sexo-gênero. Preconceito e discriminação como precursores de traumapsicossocial da população LGBTQIA+
MÓDULO 03 
AULA 7 - Parte I: O pensamento feminista negro como teoria social crítica. Parte II: Genealogias interseccionais: movimentos sociais e conexões geopolíticas para pensar projetos de justiça social.
AULA 8 - Parte I: Operando contra o Cistema: saberes trans e políticas transcríticas. Parte II: Transfeminismo negro: contribuições epistémicas e políticas. O caso das políticas públicas de saúde trans em contextos latinoamericanos.
AULA 9 – Parte I: Biopolíticas reprodutivas: gênero, sexualidade e raça como marcos regulatórios de direitos sexuais e reprodutivos. Parte II: Racismo reprodutivo e cis heterosexualidade compulsória como marcos reguladores da família e do parentesco. O caso da política de reprodução assistida em Cuba.
MÓDULO 04
AULA 10  - Apresentação da obra de Paul Preciado e o manifesto contrasexua
AULA 11- Corpo, saber e Farmacopornográfia I em Testo Junkie de Paul Preciado
AULA 12 - Corpo, saber e farmacopornografia II em Testo Junkie de Paul Preciado
MÓDULO 05
AULA 13 - Não-Binarismo e Não-Binariedade, gênero fluido (formas técnicas, textos acadêmicos, movimentos sociais, abordagem histórica). Perspectivas teóricas e militância virtual; vivência da internet; lock down, distanciamento físico - reverberações e vivências dissidentes durante a pandemia.
AULA 14 - Performance, arte, movimento.
AULA 15  -  Depoimentos e apontamentos de participantes.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Trabalho final: ensaio reflexivo que englobe uma ou mais das temáticas trabalhadas na disciplina (de 7 a 12 laudas, exceto referências bibliográficas).
Critério
Trabalho escrito individual ou em duplas no qual será avaliado o domínio dos conceitos e a qualidade da reflexão crítica sobre os conteúdos. A nota final do curso será a nota do trabalho
Norma de Recuperação
Prova escrita presencial sem consulta sobre tema ministrado nas aulas a ser definido pelo ministrante
 
Bibliografia
     
Collins, Patrícia Hill. Se perdeu na tradução? Feminismo negro, interseccionalidade e política emancipatória. Parágrafo, v.5, n.1, 2017, p.7-16.
Collins, Patrícia Hill. Pensamento Feminista Negro. Conhecimento, Consciência e a política do empoderamento. 1 ed. São Paulo: Boitempo, 2019, 493
Curiel, O. (2014). Género, raza, sexualidad: debates contemporáneos. Universidad del Rosario. https://www.urosario.edu.co/Subsitio/Catedra-de-Estudios-Afrocolombianos/Documentos/13-Ochy-Curiel---Genero-raza-y-sexualidad-Debates-.pdf 
Gaspodini, I. B., & de Jesus, J. G. (2020). Heterocentrismo e Ciscentrismo: Crenças de superioridade sobre orientação sexual, sexo e gênero. Revista Universo Psi, 1(2), 33-51. https://www.researchgate.net/profile/Icaro-Bonamigo-Gaspodini/publication/343384299_Heterocentrismo_e_ciscentrismo_Crencas_de_superioridade_sobre_orientacao_sexual_sexo_e_genero/links/5f26c702a6fdcccc43a424fb/Heterocentrismo-e-ciscentrismo-Crencas-de-superioridade-sobre-orientacao-sexual-sexo-e-genero.pdf 
Fausto-Sterling, A. (2002). Dualismos em Duelo. Capítulo 1 de Sexing the Body: Gender Politics and the Construction of Sexuality. Nova Iorque, Basic Books, 2000. cadernos pagu (17/18) 2001/02: pp.9-79.
 Jesus, Jaqueline Gomes de. Prolegômenos para o futuro pensamento transfeminista. In: MINELLA Luzinete Simões; ASSIS, Gláucia de Oliveira; FUNCK, Susana Bornéo. (org). Políticas e fronteiras: desafios feministas, Tubarão: Ed. Copiart, 2014a, p.97-112. 
Lugones, M. (2008). Colonialidade e gênero. Tabula rasa, 9, 73-102. http://www.scielo.org.co/scielo.php?pid=S1794-24892008000200006&script=sci_abstract&tlng=pt
Pequeno, Agrippina Cândido Viegas. (2017). CORPOS EM TRÂNSITO: CORPOS TRANSVESTIGENERES E O ESPAÇO PÚBLICO. XII EHA – ENCONTRO DE HISTÓRIA DA ARTE –UNICAMP. Dispoível em: https://www.ifch.unicamp.br/eha/atas/2017/Agrippina%20Candido%20Viegas%20Pequeno.pdf
Medrado, A. T. (2022). Autorização do Corpo Cis  - https://devaneiosfilosoficos.com/2022/02/10/ a-autorizacao-do-corpo-cis/
[Soares, D. V. (2016). A condenação histórica da orientação sexual homossexual – as origens da discriminação à diversidade sexual humana: violações aos direitos sexuais – reflexos do Brasil Colônia ao Século XXI. Hendu – Revista Latino-Americana de Direitos Humanos, [S.l.], v. 7, n. 1. doi:http://dx.doi.org/10.18542/hendu.v7i1.6003.
[ [Malfrán, Yarlenis M. Políticas públicas de salud trans-específica y de reproducción asistida en Cuba: un análisis feminista interseccional. Tese de doutorado, pp. 118-133. 
Preciado, B.Manifesto Contrassexual.São Paulo:n-1 edições, 2014. Testo Junkie.São Paulo. n-1-edições,2018
.Preciado, P.Testo Junkie, São Paulo. n-1 edições, 2018
Fuchs, J. J. B., Hining, A. P. S., & Toneli, M. J. F. (2021). Psicologia e cisnormatividade. Psicologia & Sociedade, 33. https://doi.org/10.1590/1807-0310/2021v33220944
Vídeo: Medrado, A. T. (2020). MINIDOCUMENTÁRIO - O que queremos da linguagem? Existiria uma língua perfeita? (a partir do tempo 28:20)  https://youtu.be/WWJAjfoker0?t=1701
Vídeo: Gaspodini, I. B. (2021). O que é Heterocentrismo e Ciscentrismo? https://www.youtube.com/watch?v=2PfXp6QDOt4 
 

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