Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia da Aprendizagem, do Desenv e da Personalidade
 
Disciplina: PSA3512 - Psicologia da Morte
Death Psychology

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2021 Desativação:

Objetivos
Conhecer e refletir sobre várias questões envolvendo perdas, mortes, luto, suicídio e comportamentos auto destrutivos. Entrar em contato com os cuidados psicológicos de pessoas vivendo situações de perda e morte.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
80491 - Maria Julia Kovacs
 
Programa Resumido
A morte no Ocidente. A morte no processo do desenvolvimento humano. Perdas e luto. Suicídio e comportamentos autodestrutivos. Morte com dignidade. Trabalho do psicólogo em instituições de saúde e educação.
 
 
 
Programa
1. Questões históricas sociais e culturais sobre a morte no ocidente 2. Morte no processo do desenvolvimento humano: infância, adolescência, vida adulta e velhice. Especificidades. 3. Perdas e o processo do luto. Luto como processo natural da existência. Luto complicado, luto antecipatório, luto não reconhecido 4. Comportamentos autodestrutivos e suicídio. O estigma, as campanhas, prevenção e posvenção. As teorias sobre o comportamento suicida 5. Aproximação da morte. Cuidados paliativos 6. Questões bioéticas envolvendo o final da vida e morte com dignidade. Formas legalizadas de morte com dignidade no Brasil. Formas de morte com dignidade ainda não legalizadas no Brasil. 7. O trabalho do psicólogo em instituições de saúde e educação em relação à morte 8. A questão da morte e do luto na pandemia
 
 
 
Avaliação
     
Método
Trabalho de conclusão de curso, na forma de ensaio sobre tema abordado na aula. Auto – avaliação sobre os conteúdos aprendidos no curso.
Critério
Nota no trabalho de conclusão do curso. Análise da auto-avaliação do aluno.
Norma de Recuperação
Entrega do trabalho de conclusão do curso.
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica: Aries, P (1977) - Homem diante da morte. Rio de Janeiro, Francisco Alves Freud, S (1974) - Luto e melancolia. (1917(1915)). In: Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. R.J., Imago, Vol 14. Fukumitsu KO. (2018) Morte e luto. Atualidades brasileiras. São Paulo, Summus. Kovács, M.J. (1992)- Morte e desenvolvimento humano. São Paulo, Casa do Psicólogo. Kovács MJ (2021). Educação para a morte. Quebrando paradigmas. Porto Alegre Sinopsys
 

Clique para consultar os requisitos para PSA3512

Clique para consultar o oferecimento para PSA3512

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP