O aluno deverá se capaz de: - caracterizar as principais técnicas de entrevista psicológica e contextualizá-las segundo objetivos e faixa etária; - selecionar a técnica de entrevista adequada aos vários contextos; - refletir sobre as informações obtidas através da entrevista e integrá-la ao restante dos dados.
1- A entrevista psicológica: estrutura e objetivos da entrevista. 2- O campo da entrevista. 3- O desenvolvimento da entrevista: a ansiedade, a transferência e a contratransferência. 4- A primeira entrevista: alcances e objetivos. 5- A entrevista com os pais. 6- A entrevista com a criança. 7- A entrevista com a família. 8- Discussão de casos.
Aberastury, A. Psicanálise da Criança. Artmed, 2000. Affonso, R.M.L. Ludodiagnóstico. Artmed, 2012. Arzeno, M.E.G. Psicodiagnóstico clínico. Ed. Artes Médicas, Porto Alegre,1995. Bleger. J. A entrevista psicológica. in Bleger, J. (1980). Temas de Psicologia. São Paulo: Martins Fontes. Etchegoyen, R.H. Fundamentos da Técnica psicanalítica. Ed. Artes Médicas, Porto Alegre,1987. Gueller, A.S.; Souza, A.S.L. (org.). (2008). Psicanálise com crianças: perspectivas teórico-clínicas. (cap. 6 e 10). São Paulo: Casa do Psicólogo. Mannoni, M. (2004). A primeira entrevista em psicanálise. Rio de Janeiro: Elsevier. Prefácio de Fraiçoise Dolto. A especificidade da entrevista – a questão da escuta. Ed. Campus, Rio de Janeiro, 1981. Trinca, W. (org.) (2022). Diagnóstico psicológico – a prática clínica. 2ª. Edição. São Paulo: Vetor editora.