O aluno deverá ser capaz de reconhecer os elementos da Psicologia Analítica de Carl G. Jung que norteiam o trabalho do psicólogo que se vale de recursos expressivos tendo em vista o desenvolvimento da personalidade em diferentes contextos sociais, educacionais e clínicos.
A disciplina visa a apresentar e propiciar a experiência de elementos da psicologia analítica de Jung que fundamentam o trabalho do psicólogo com pequenos grupos com o objetivo de promover o desenvolvimento da personalidade. Espera contribuir para a formação de psicólogos que possam oferecer práticas profissionais engajadas na valorização da diversidade e dos direitos humanos. O trabalho em grupo é um meio especialmente favorável para tal.
1)O trabalho em grupos e o self grupal. 2)A experiência e os grupos vivenciais. 3)A relação com o diferente. 4)A energia psíquica e os símbolos. 5)A tipologia junguiana. 6)Recursos expressivos: diferentes linguagens para elaboração simbólica. 7)Diálogo entre consciência e inconsciente; a imaginação ativa. 8)O self pedagógico e o self terapêutico.
Freitas,L.V. O Arquétipo do Mestre-Aprendiz – Considerações sobre a Vivência. Junguiana, 8, 1990, pp.72-99. Humbert, E.G. Jung. São Paulo: Summus. Jung,C.G. A Natureza da Psique, vol. 8 das Obras. Petrópolis: Vozes. Silveira, N. Jung: Vida e Obra. Rio de Janeiro: Paz e Terra. Von Franz, M.L. Mitos de Criação. São Paulo: Paulus. Whitmont, E. Retorno da Deusa. São Paulo: Summus.