Objetivo Geral: Este curso tem como objetivo analisar a atualidade das contribuições de Winnicott para a compreensão das teorias do desenvolvimento sócio-emocional, bem como da teoria e da prática psicanalítica. Abordando temas teóricos e práticos procuramos analisar criticamente as propostas de Winnicott em si mesmas e em diálogo com outras teorias psicanalíticas. Esta proposta torna possível abordar diversos temas atuais que dizem respeito à teoria e a prática psicanalítica, em diálogo entre si e em diálogo com outras propostas de compreensão do desenvolvimento emocional, que não somente as psicanalíticas. Considerando a amplitude dessa proposta, isto também possibilita que foquemos temas específicos que possam ser de interesse para atingir estes objetivos. Objetivos específicos: Propõe-se fazer a análise crítica da brincadeira e da ação de brincar, como atividade que pode ser entendida como fundamento tanto da prática educativa como da clínica. Este curso, tem com objetivo explicitar a concepção de Winnicott sobre a ação de brincar, tomada como um fundamento da comunicação, da interação humana e da vida cultural. Nesse sentido, considerando a tradição, propõe-se retomar a compreensão que Freud e Klein têm dessa atividade para, então, diferenciá-la da perspectiva desenvolvida por Winnicott. Com esse tipo de análise pretende-se fornecer uma compreensão mais precisa de algumas das afirmações de Winnicott, tais como: é no brincar e só no brincar que o ser humano encontra a si mesmo e ao outro; a experiência cultural advém da expansão do espaço potencial, onde ocorre a atividade de brincar; a ilusão de contato, a comunicação e a psicoterapia ocorrem na intersecção das ações de brincar dos seus interlocutores. Tais esclarecimentos (expandindo a noção de brincar de uma maneira análoga a que Freud fez quando expandiu a noção de sexualidade) poderão esclarecer qual é o sentido desse fenômeno humano, de tal maneira que essa ação poderá ser tomada como um fundamento universal do modo de ser humano.
Este curso se dedicará a analisar a natureza, a estrutura e a aplicabilidade da teoria psicanalítica do desenvolvimento emocional, tal como redescrita por Winncott. Para isto vamos localizar criticamente suas contribuições no quadro da história do desenvolvimento das idéias na história da psicanálise. Nesse contexto nos dedicaremos a explicitar as principais contribuições de Winnicott, especialmente no que se refere à sua teoria da criatividade e da comunicação, mostrando como estas podem servir como efetivos instrumentos de ação na prática de psicoterapeutas e educadores.
1. A compreensão do brincar em Freud: o protótipo do Fort-Da 2. A compreensão do brincar em Klein: atividade expressiva, análoga à associação livre do adulto 3. A compreensão do Brincar em Winnicott a) Os objetos e fenômenos transicionais b) A distinção entre a ação de brincar e aquilo que é a expressão do brincar e de seus conteúdos c) a teoria da entrada do homem na cultura, considerada como uma expansão dos fenômenos transicionais d) a ontologia psicanalítica de Winnicott, centrada na noção de ser e viver a partir de si mesmo, como uma atividade expressa na ação de brincar
Básica: Fulgencio, Leopoldo. (2008). O brincar como modelo do método de tratamento psicanalítico. Revista Brasileira de Psicanálise, 42(1), 124-136. ________ (2016). Por que Winnicott?. São Paulo: Editora Zagodoni. Klein, Melanie. (1952). As origens da transferência Obras completas de Melanie Klein (Volume III. Inveja e gratidão e outros trabalhos 1946-1963) (pp. 70-79). Rio de Janeiro: Imago. Winnicott (1971a). O Brincar & a Realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975. ________ (1988). Natureza humana. São Paulo: imago. Secundária: Abram, Jan. (2007). The Language of Winnicott. A dictionary of Winnicott´s Use of Words (2 ed.). London: Karnac Books. Fulgencio (2011). A ética do cuidado psicanalítico para D. W. Winnicott. A PESTE: Revista de Psicanálise e Sociedade e Filosofia, 3(1 & 2), 91-111. Spelman, Margaret Boyle. (2013). The Evolution of Winnicott's Thinking: Examining the Growth of Psychoanalytic Thought Over Three Generations. London: Karnac Books. Spelman, Margaret Boyle, & Thomson-Salo, Frances (Eds.). (2015). The Winnicott Tradition. London: Karnac. Spillius, Elizabeth Bott, Milton, Jane, Garvey, Penelope, Couve, Cyril, & Steiner, Deborah. (2011). The New Dictionary of Kleinian Thought. London and New York: Routledge. Winnicott, D. W. (1953c). Objetos Transicionais e Fenômenos Transicionais. O Brincar & a Realidade (pp. 13-44). Rio de Janeiro: Imago Ed., 1975. ____________ (1967b). A Localização da Experiência Cultural. O Brincar & a Realidade (pp. 133-143). Rio de Janeiro: Imago Ed., 1975. ________ (1968i). O Brincar: Uma Exposição Teórica. O Brincar & a Realidade (pp. 59-77). Rio de Janeiro Imago Ed., 1975. ________ (1971r). O Brincar: A Atividade Criativa e a Busca do Eu (Self). O Brincar & a Realidade (pp. 79-93). Rio de Janeiro: Imago Ed., 1975. ________ (1971q). O lugar em que vivemos O Brincar & a Realidade (pp. 145-152). Rio de Janeiro: Imago Ed.,1975. ________ (1989i). O Destino do Objeto Transicional. Explorações Psicanalíticas: D. W. Winnicott (pp. 44-48). Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.