A presente disciplina visa a destacar em M. Foucault, sua concepção de poder como micro política, bem como as relações entre poder e produção de subjetividades. Em suas palavras: como é que se objetivam sujeitos em relações de poder. Tudo isso para, em última instância, buscar pensar, como Foucault, o exercício da psicologia como disciplina do conhecimento e como profissão.
1. Foucault e a produção da subjetividade da loucura como doença mental. 2. Práticas científicas e práticas coercitivas: relação de poder, vontade de verdade e discurso. 3. Instituição, poder e discurso. 4. Poder disciplinar e governabilidade. 5. Liberdade e resistência: condições de possibilidade das relações de poder. 6. A ética do cuidado de si e a estética da existência. 7. Sujeito e poder. 8. Foucault e a objetivação do sujeito. 9. A psicologia e a subjetivação.
FOUCAULT, M. História da Loucura. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1978.FOUCAULT, M. Nascimento da Clínica. Rio de Janeiro: Ed. Forense Universitária.FOUCAULT, M. Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Ed Forense Universitária, 1969/1997.FOUCAULT, M. A Ordem do Discurso. São Paulo: Ed. Loyola, 1971/1996.FOUCAULT, M. Vigiar e Punir. Rio de Janeiro: Ed. Vozes, 1977.FOUCAULT, M. História da Sexualidade I: a vontade de saber. 7a. edição. Rio de Janeiro: Ed. Graal, 1985.FOUCAULT, M. Tecnologías del Yo. Barcelona: Ed. Paidós Ibérica, 1990.FOUCAULT, M. A Verdade e as Formas Jurídicas. Rio de Janeiro: PUC-RJ e Nau Editores, 1973/1996.FOUCAULT, M. Ditos e escritos I e V. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.RABINOW, P.; DREYFUS, H. Michel Foucault: uma trajetória filosófica para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.