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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia da Aprendizagem, do Desenv e da Personalidade
 
Disciplina: PSA3812 - Michel Foucault: Relações de Poder e Subjetividade
Michel Foucault: Power Relations and Subjectivity

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2010 Desativação:

Objetivos
A presente disciplina visa a destacar em M. Foucault, sua concepção de poder como micro política, bem como as relações entre poder e produção de subjetividades. Em suas palavras: como é que se objetivam sujeitos em relações de poder. Tudo isso para, em última instância, buscar pensar, como Foucault, o exercício da psicologia como disciplina do conhecimento e como profissão.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
70419 - Marlene Guirado
 
Programa Resumido
 
 
 
Programa
1. Foucault e a produção da subjetividade da loucura como doença mental. 2. Práticas científicas e práticas coercitivas: relação de poder, vontade de verdade e discurso. 3. Instituição, poder e discurso. 4. Poder disciplinar e governabilidade. 5. Liberdade e resistência: condições de possibilidade das relações de poder. 6. A ética do cuidado de si e a estética da existência. 7. Sujeito e poder. 8. Foucault e a objetivação do sujeito. 9. A psicologia e a subjetivação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Os temas do conteúdo programático não serão desenvolvidos, necessariamente, nessa ordem Eles serão apenas eixos em torno dos quais se farão leituras de textos (atividade extra-aula) e discussões em sala de aula. Nisso, buscaremos apontar a predominância de interesse de Foucault pelas relações de poder e pelas práticas coercitivas, mais no início de seus escritos, passando a tratar, ao final da década de 1970, das relações entre poder e sujeito, bem como das questões do cuidado de si e da estética da existência. Em tempos de passagem, apontou para o discurso como alvo e lugar das lutas de poder e da produção de verdades. Atravessando essas discussões, sempre estará presente o interesse de aproximar/distanciar Foucault da psicologia e da psicanálise, sobretudo, no que diz respeito ao tema da subjetividade. Aulas expositivas serão dadas, quando se apresentar a necessidade de introduzir ou finalizar um conjunto de discussões.
Critério
Atividades discentes:
Aos alunos caberá a leitura dos textos indicados para cada aula e a participação nas discussões gerais e nos trabalhos em pequenos grupos, quando isto lhes for solicitado. Caberá, ainda, a apresentação de trabalho para avaliação final.

Critério de avaliação de aprendizagem:
Trabalho escrito sobre algum dos tópicos abordados no decorrer da disciplina.
Norma de Recuperação
Prova individual escrita sem consulta.
 
Bibliografia
     
FOUCAULT, M. História da Loucura. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1978.
FOUCAULT, M. Nascimento da Clínica. Rio de Janeiro: Ed. Forense Universitária.
FOUCAULT, M. Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Ed Forense Universitária, 1969/1997.
FOUCAULT, M. A Ordem do Discurso. São Paulo: Ed. Loyola, 1971/1996.
FOUCAULT, M. Vigiar e Punir. Rio de Janeiro: Ed. Vozes, 1977.
FOUCAULT, M. História da Sexualidade I: a vontade de saber. 7a. edição. Rio de Janeiro: Ed. Graal, 1985.
FOUCAULT, M. Tecnologías del Yo. Barcelona: Ed. Paidós Ibérica, 1990.
FOUCAULT, M. A Verdade e as Formas Jurídicas. Rio de Janeiro: PUC-RJ e Nau Editores, 1973/1996.
FOUCAULT, M. Ditos e escritos I e V. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.
RABINOW, P.; DREYFUS, H. Michel Foucault: uma trajetória filosófica para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.
 

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