Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de:- identificar as principais correntes teóricas que influenciaram a abordagem reichiana. - discorrer sobre os conceitos reichianos de auto-regulação, caráter, couraça e curva orgástica. - citar as principais reformulações teóricas elaboradas por Reich em seu trajeto científico. - explicar as principais decorrências da abordagem reichiana para as áreas da saúde, da educação e da psicologia política.
1. A concepção de natureza em Reich: a tradição rousseauniana e a influência do pensamento de Henri Bergson.2. Os conceitos reichianos de auto-regulação, caráter, couraça e curva orgástica.3. A abordagem reichiana em movimento: principais reformulações teóricas.4. Implicações do enfoque reichiano para as áreas da saúde, da educação e da psicologia política.
Bibliografia Básica:Albertini, P. A sexualidade e o processo educativo: uma análise inspirada no referencial reichiano. In: Aquino, J. G. Sexualidade na Escola: alternativas teóricas e praticas. São Paulo, Summus, 1997, p. 53-70.Bergson, H. A evolução criadora. Rio de Janeiro, Delta, 1964. Dadoun, R. Cem flores para Wilhelm Reich. São Paulo, Moraes, 1991.DE Marchi, L. Wilhelm Reich: biografía de una idea. Barcelona, Península, 1974.Reich, W. Analisis del caracter. 3ª. ed. Barcelona, Paidós, 1986._________ A função do orgasmo. São Paulo, brasiliense, 1978. ________ Psicologia de massa do fascismo .Porto, Publicações Escorpião,1974._________ Psicopatologia e sociologia da vida sexual. Porto/ São Paulo, Publicações Escorpião/Global, s.d.__________ Early writings. Nova York, Farrar, Straus end Giroux, 1975.Rousseau, J.- J. Emílio ou Da Educação. São Paulo, Martins Fontes, 1999.