Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia da Aprendizagem, do Desenv e da Personalidade
 
Disciplina: PSA3818 - Psicanálise e Educação: exercícios de Educação Terapêutica
Psychoanalysis and Education: Education Exercises Therapy

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 105 h ( Estágio: 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
O aluno deverá ser capaz de: - Construir uma visão crítica a respeito da abordagem psicanalítica do fenômeno educativo; - Atuar como psicólogo em instituições de tratamento e escolares, em especial junto a crianças com TEA.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
52583 - Maria Cristina Machado Kupfer
 
Programa Resumido
O aluno deverá ser capaz de: - Construir uma visão crítica a respeito da abordagem psicanalítica do fenômeno educativo; - Atuar como psicólogo em instituições de tratamento e escolares, em especial junto a crianças com TEA.
 
 
 
Programa
1) Ideias freudianas e contemporâneas sobre o uso do referencial psicanalítico para a compreensão do fenômeno educativo. 2) Noções introdutórias sobre a psicose e o autismo infantil, dentro do quadro geral dos Transtornos do espectro do autismo (TEA). 3)Princípios da Educação Terapêutica: práticas de tratamento psicanalítico institucional e de acompanhamento escolar de crianças com TEA. 4) A Psicanálise nos Centros de Educação Infantil.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e supervisão de estágios.
Critério
Rendimento nas atividades didáticas, avaliado por meio de prova obrigatória e trabalhos teórico-práticos.
Norma de Recuperação
Apresentação de trabalhos teóricos práticos.
 
Bibliografia
     
BERNARDINO, L.M. F. As psicoses não-decididas da infância: um estudo psicanalítico. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004.
CRESPIN, G. Paroles de tout-petits. Paris, Albin Michel, 2006. (em texto traduzido para o português)
KUPFER, M.C. Uma Educação para o futuro. Os.icanálise e educação. São Paulo, Escuta, 2000.
KUPFER, M.C., NOYA PINTO, F.S.C. Lugar de Vida, vinte anos depois. Exercícios de educação terapêutica. São Paulo, Escuta, 2010.
MILLOT, C. Freud anti-pédagogue. Paris, Seuil, 1981.
 

Clique para consultar os requisitos para PSA3818

Clique para consultar o oferecimento para PSA3818

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP