O aluno deverá ser capaz de: - Construir uma visão crítica a respeito da abordagem psicanalítica do fenômeno educativo; - Atuar como psicólogo em instituições de tratamento e escolares, em especial junto a crianças com TEA.
1) Ideias freudianas e contemporâneas sobre o uso do referencial psicanalítico para a compreensão do fenômeno educativo. 2) Noções introdutórias sobre a psicose e o autismo infantil, dentro do quadro geral dos Transtornos do espectro do autismo (TEA). 3)Princípios da Educação Terapêutica: práticas de tratamento psicanalítico institucional e de acompanhamento escolar de crianças com TEA. 4) A Psicanálise nos Centros de Educação Infantil.
BERNARDINO, L.M. F. As psicoses não-decididas da infância: um estudo psicanalítico. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004.CRESPIN, G. Paroles de tout-petits. Paris, Albin Michel, 2006. (em texto traduzido para o português)KUPFER, M.C. Uma Educação para o futuro. Os.icanálise e educação. São Paulo, Escuta, 2000.KUPFER, M.C., NOYA PINTO, F.S.C. Lugar de Vida, vinte anos depois. Exercícios de educação terapêutica. São Paulo, Escuta, 2010.MILLOT, C. Freud anti-pédagogue. Paris, Seuil, 1981.