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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia da Aprendizagem, do Desenv e da Personalidade
 
Disciplina: PSA3819 - Adolescência e Desenvolvimento Humano segundo a perspectiva da Psicanálise
Adolescence and human development according to the perspective of psychoanalysis

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2009 Desativação:

Objetivos
Proporcionar ao aluno de Psicologia condições para: Entender a adolescência como etapa fundamental no processo do desenvolvimento humano; Considerar a influência recíproca exercida por aspectos orgânicos, psíquicos e relacionais específicos desta etapa; Criticar as abordagens reducionistas deste fenômeno complexo e multideterminado.

 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1841928 - Rogerio Lerner
 
Programa Resumido
 
 
 
Programa
Contribuições da Antropologia para a compreensão da adolescência; Contribuições da Endocrinologia para a compreensão da adolescência; Contribuições da Neurologia para a compreensão da adolescência; Contribuições da Psicologia social para a compreensão da adolescência; Adolescência e a Teoria do trauma da sedução; Adolescência e a Teoria da sexualidade infantil; Considerações pós-freudianas sobre adolescência; Contribuições atuais de pesquisas psicanalíticas sobre adolescência.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Serão indicados textos para cada aula. Os alunos deverão vir às aulas com os textos lidos. Farão, ainda, uma pesquisa a fim de escolher um artigo publicado em periódico científico (estrangeiro ou nacional com boa avaliação CAPES) para articular com um ponto do programa e apresentar em classe. Servirão de apoio à disciplina filmes, peças teatrais e obras literárias. As aulas terão como dinâmica a discussão do material em classe.
Os alunos deverão: a) ler a bibliografia básica do curso indicada aula a aula; b) pesquisar a literatura a fim de escolher um artigo publicado em periódico científico (estrangeiro ou nacional com boa avaliação CAPES) para articular com um ponto do programa e apresentar em classe; c) participar das atividades paradidáticas (filmes, peças teatrais e obras literárias) combinadas segundo disponibilidade da turma.
Critério
Prova individual escrita sem consulta valendo sete pontos; apresentação, em classe, da articulação entre um ponto do programa e um artigo pesquisado em periódico científico (estrangeiro ou nacional com boa avaliação CAPES) valendo três pontos.
Norma de Recuperação
Prova individual escrita sem consulta.
 
Bibliografia
     
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