Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia da Aprendizagem, do Desenv e da Personalidade
 
Disciplina: PSA3819 - Adolescência e Desenvolvimento Humano segundo a perspectiva da Psicanálise
Adolescence and human development according to the perspective of psychoanalysis

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2009 Desativação:

Objetivos
Proporcionar ao aluno de Psicologia condições para: Entender a adolescência como etapa fundamental no processo do desenvolvimento humano; Considerar a influência recíproca exercida por aspectos orgânicos, psíquicos e relacionais específicos desta etapa; Criticar as abordagens reducionistas deste fenômeno complexo e multideterminado.

 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1841928 - Rogerio Lerner
 
Programa Resumido
 
 
 
Programa
Contribuições da Antropologia para a compreensão da adolescência; Contribuições da Endocrinologia para a compreensão da adolescência; Contribuições da Neurologia para a compreensão da adolescência; Contribuições da Psicologia social para a compreensão da adolescência; Adolescência e a Teoria do trauma da sedução; Adolescência e a Teoria da sexualidade infantil; Considerações pós-freudianas sobre adolescência; Contribuições atuais de pesquisas psicanalíticas sobre adolescência.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Serão indicados textos para cada aula. Os alunos deverão vir às aulas com os textos lidos. Farão, ainda, uma pesquisa a fim de escolher um artigo publicado em periódico científico (estrangeiro ou nacional com boa avaliação CAPES) para articular com um ponto do programa e apresentar em classe. Servirão de apoio à disciplina filmes, peças teatrais e obras literárias. As aulas terão como dinâmica a discussão do material em classe.
Os alunos deverão: a) ler a bibliografia básica do curso indicada aula a aula; b) pesquisar a literatura a fim de escolher um artigo publicado em periódico científico (estrangeiro ou nacional com boa avaliação CAPES) para articular com um ponto do programa e apresentar em classe; c) participar das atividades paradidáticas (filmes, peças teatrais e obras literárias) combinadas segundo disponibilidade da turma.
Critério
Prova individual escrita sem consulta valendo sete pontos; apresentação, em classe, da articulação entre um ponto do programa e um artigo pesquisado em periódico científico (estrangeiro ou nacional com boa avaliação CAPES) valendo três pontos.
Norma de Recuperação
Prova individual escrita sem consulta.
 
Bibliografia
     
ABADI, S. A transição adolescente. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998.
ABERASTURY, A. Adolescência normal. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.
ALBERTI, S. O Adolescente e seu Pathos. Psicol. USP,13(2):183-202, 2002.
BENÍTEZ-DIAZ, P.; MIRANDA-CONTRERAS, L; MENDOZA-BRICEÑO, R.V.; PEÑA-CONTRERAS, Z.; PALACIOS-PRÜ, E. Prenatal and Postnatal Contents of Amino Acid Neurotransmitters in Mouse Parietal Cortex. Dev Neurosci, 25(5):366-374, 2003.
BUCHOLTZ, M. Youth and cultural practice. Annual Review of Anthropology, October, Vol. 31, Pages 525-552, 2002.
CALLIGARRIS, C. A adolescência. São Paulo: Publifolha, 2000.
COUTINHO, L.G. et al. Ideais e identificações em adolescentes de Bom Retiro. Psicol. Soc., 17(3):48-54, Dez 2005.
DEUTSCH, H. Problemas psicológicos da adolescência. Rio de Janeiro: Zahar, 1974.
DEFAGOT, M.C.; VILLAR, M.J.; ANTONELLI, M.C. Differential Localization of Metabotropic Glutamate Receptors during Postnatal Development. Dev Neurosci, 24(4):272-282, 2002.
FREUD, S. (1896) Notas adicionais sobre neuropsicoses de defesa. In: Obras completas. Rio de Janeiro: Imago, 1986.
FREUD, S. (1905) Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. In: Obras completas. Rio de Janeiro: Imago, 1986.
FREUD, S. (1908) Teorias sexuais das crianças. In: Obras completas. Rio de Janeiro: Imago, 1986.
FREUD, S. (1914) Sobre o narcisismo. In: Obras completas. Rio de Janeiro: Imago, 1986.
FREUD, S. (1924) Dissolução do complexo de édipo. In: Obras completas. Rio de Janeiro: Imago, 1986.
HAMMOCK, E.A.D.; LEVITT, P. The Discipline of Neurobehavioral Development. Human Development, 49(5):294-309, 2006.
KANCYPER, L. Confrontação de gerações. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.
MARIN, I.S.K. Violência e transgressão: interrogando a adolescência. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental; 6(3):94-109, 2003.
MELTZER, D. Estados sexuais da mente. Rio de Janeiro: Imago, 1979.
OUTEIRAL, J. Infância e adolescência: psicologia do desenvolvimento. Porto Alegre: Artes Médicas, 1982.
PETANJEK, Z. et al. Lifespan Alterations of Basal Dendritic Trees of Pyramidal Neurons in the Human. Cereb. Cortex. 18(4):915-929, 2008.
PHILIPPE,J; CORCOS, M. Novas problemáticas da adolescência. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.
RASSIAL, J.J. A Passagem Adolescente. Porto Alegre, Artes e Ofícios, 1997.
Rosa, M. D. Adolescência: da Cena Familiar à Cena Social. Psicol. USP, 13(2):227-241, 2002.
SOUZA, M.C.C.C. Aspectos psicossociais de adolescentes e jovens. In: SPOSITO, M. P. (Org.). Juventude e escolarização (1980-1998). Brasília: INEP/MEC, v. 7, p. 35-65, 2002.
TRAVERSO-YÉPEZ, M.A.; PINHEIRO, V.S. Adolescência, saúde e contexto social: esclarecendo práticas. Psicol. Soc., Dez, 14(2)Z:133-147, 2002.
UYLINGS, H.B.M ; DELALLE, I; PETANJEK, Z; KOENDERINK, M.J.T Structural and Immunocytochemical Differentiation of Neurons in Prenatal and Postnatal Human Prefrontal Cortex. Neuroembryology;1:176-186, 2002.
WEISNER, T.S.; LOWE, E.D. Globalization, Childhood, and Psychological Anthropology. In: CASEY, C.; EDGERTON, R.B. Companion to Psychological Anthropology, Pages,315–336, Blackwell Publishing Ltd, 2005.
WHITEHOUSE, P.J.; GAINES, A.D.; LINDSTROM, H.; GRAHAM, J.E. Anthropological contributions to the understanding of age-related cognitive impairment. Lancet Neurology, 4(5), May: 320-326, 2005.
 

Clique para consultar os requisitos para PSA3819

Clique para consultar o oferecimento para PSA3819

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP