O aluno deverá ser capaz de: explicitar os fundamentos fenomenológicos do pensamento de Carl R Rogers; discutir os fundamentos fenomenológicos da Abordagem Centrada na Pessoa, compreender a fenomenologia enquanto fundadora de novos paradigmas para construção de conhecimento e explicitar o pensamento de Martin Heidegger em suas conexões com área de Aconselhamento Psicológico.
Parte teórica: 1. Abordagem Centrada na Pessoa: condições facilitadoras do encontro, tendência atualizante e aprendizagem significativa. 2. Eugene Gendlin: experiencing e a aproximação da fenomenologia existencial de Heidegger da Abordagem Centrada na Pessoa. 3. Contextualização histórico-filosófica do surgimento da fenomenologia. 4. Crítica fenomenológica às ciências. 5. Fenomenologia existencial: o pensamento de Heidegger em diálogo com a psicologia. Parte prática: Estágios supervisionados a serem realizados nas modalidades de prática propostas pela área de Aconselhamento Psicológico.
Parte teórica: 1. Abordagem Centrada na Pessoa: condições facilitadoras do encontro, tendência atualizante e aprendizagem significativa - Com base em textos de Carl Rogers, construir apreensão geral da Abordagem Centrada na Pessoa, com interesse principal nas condições facilitadoras do encontro. 2. Eugene Gendlin: experiencing e a aproximação da fenomenologia existencial de Heidegger da Abordagem Centrada na Pessoa - A partir dos escritos de Gendlin a respeito do conceito de experiencing, localizar a via por onde a fenomenologia existencial se aproxima do pensamento de Rogers, modificando-o 3. Contextualização histórico-filosófica do surgimento da fenomenologia - Introdução ao pensamento fenomenológico e sua crítica à ciência positivista, por meio das idéias germinais de Husserl. 4. Crítica fenomenológica às ciências - Compreender os conceitos fenomenológicos em relação ao estatuto do conhecimento. Redução eidética ou fenomenológica em Husserl. 5. Fenomenologia existencial: o pensamento de Heidegger em diálogo com a psicologia - com base nos textos de Heidegger e comentadores, explicitar principais conceitos/características do pensamento heideggeriano, principal expoente da fenomenologia existencial Parte prática: Estágio supervisionado nas modalidades de prática propostas pela área de Aconselhamento Psicológico.
Bibliografa básica: Borges-Duarte, I. (2012). A afectividade no caminho fenomenológico heideggeriano. Phainomenom, 24, 43-62. Dartigues, A. (1973). O que é a fenomenologia. Rio de Janeiro: Eldorado. Heidegger, M. (2012). Ser e Tempo (F. Castilho, trad.). São Paulo: Ed. Vozes. Heidegger, M. (2014). Interpretaciones fenomenológicas sobre Aristóteles: indicación de la situación hermenêutica. (J. A. Escudero, trad.). Madrid: Editorial Trotta. Morato, H. T. P. (1989). Eu-supervisão: em cena uma ação buscando significado sentido. Tese de Doutorado, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo. doi:10.11606/T.47.1989.tde-16102006-190459. Recuperado em 2023-03-10, de www.teses.usp.br Rogers, C. (1961). Tornar-se Pessoa. São Paulo: Martins Fontes. Bibliografia complementar: Chohfi, L. M. S. (2013). Por entre fios e buracos: uma experiência para construção de uma rede de atenção a saúde no IPUSP. Dissertação de Mestrado, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo. Critelli, D. M. (2002). Martin Heidegger e a essência da técnica. Revista Margem, 16, 83-97. Inwood, M. (1999). A Heidegger Dictionary. Massachussetts: Blackwell Publishers Inc. Kahlmeyer-Mertens, R. S. (2008). Heidegger & a educação (Pensadores & Educação). Belo Horizonte, MG: Autêntica. Lyotard, J. F. (1967). A fenomenologia. São Paulo: Difusão Européia do Livro. Morato, H. T. P. (Org.). (1999). Aconselhamento Psicológico Centrado na Pessoa: novos desafios. São Paulo: Casa do Psicólogo.