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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia da Aprendizagem, do Desenv e da Personalidade
 
Disciplina: PSA3911 - Bases Fenomenológico-existenciais do Aconselhamento Psicológico
Phenomenological and Existencial Bases of Psychological Counseling

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h ( Estágio: 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
O aluno deverá ser capaz de: explicitar os fundamentos fenomenológicos do pensamento de Carl R Rogers; discutir os fundamentos fenomenológicos da Abordagem Centrada na Pessoa, compreender a fenomenologia enquanto fundadora de novos paradigmas para construção de conhecimento e explicitar o pensamento de Martin Heidegger em suas conexões com área de Aconselhamento Psicológico.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4892841 - Laiz Maria Silva Chohfi
 
Programa Resumido
Parte teórica: 1.	Abordagem Centrada na Pessoa: condições facilitadoras do encontro, tendência atualizante e aprendizagem significativa. 2.	Eugene Gendlin: experiencing e a aproximação da fenomenologia existencial de Heidegger da Abordagem Centrada na Pessoa. 3.	Contextualização histórico-filosófica do surgimento da fenomenologia. 4.	Crítica fenomenológica às ciências. 5. Fenomenologia existencial: o pensamento de Heidegger em diálogo com a psicologia. Parte prática: Estágios supervisionados a serem realizados nas modalidades de prática propostas pela área de Aconselhamento Psicológico.					
							
 
 
 
Programa
Parte teórica:

1.	Abordagem Centrada na Pessoa: condições facilitadoras do encontro, tendência atualizante e aprendizagem significativa - Com base em textos de Carl Rogers, construir apreensão geral da Abordagem Centrada na Pessoa, com interesse principal nas condições facilitadoras do encontro.
2.	Eugene Gendlin: experiencing e a aproximação da fenomenologia existencial de Heidegger da Abordagem Centrada na Pessoa - A partir dos escritos de Gendlin a respeito do conceito de experiencing, localizar a via por onde a fenomenologia existencial se aproxima do pensamento de Rogers, modificando-o
3.	Contextualização histórico-filosófica do surgimento da fenomenologia - Introdução ao pensamento fenomenológico e sua crítica à ciência positivista, por meio das idéias germinais de Husserl.
4.	Crítica fenomenológica às ciências - Compreender os conceitos fenomenológicos em relação ao estatuto do conhecimento. Redução eidética ou fenomenológica em Husserl.
5. Fenomenologia existencial: o pensamento de Heidegger em diálogo com a psicologia - com base nos textos de Heidegger e comentadores, explicitar principais conceitos/características do pensamento heideggeriano, principal expoente da fenomenologia existencial

Parte prática:

Estágio supervisionado nas modalidades de prática propostas pela área de Aconselhamento Psicológico.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Participação em aula e supervisão; participação no estágio; Elaboração de trabalho final escrito relacionando discussões teóricas com a prática realizada ao longo do semestre.
Critério
Participação em aula/supervisão (três pontos); participação no estágio (4 pontos); trabalho escrito (3 pontos).
Norma de Recuperação
Apresentação de trabalho escrito.
 
Bibliografia
     
Bibliografa básica:

Borges-Duarte, I. (2012). A afectividade no caminho fenomenológico heideggeriano. Phainomenom, 24, 43-62. 
Dartigues, A.  (1973). O que é a fenomenologia.  Rio de Janeiro: Eldorado.
Heidegger, M. (2012). Ser e Tempo (F. Castilho, trad.). São Paulo: Ed. Vozes. 
Heidegger, M. (2014). Interpretaciones fenomenológicas sobre Aristóteles: indicación de la situación hermenêutica. (J. A. Escudero, trad.). Madrid: Editorial Trotta. 
Morato, H. T. P. (1989). Eu-supervisão: em cena uma ação buscando significado sentido. Tese de Doutorado, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo. doi:10.11606/T.47.1989.tde-16102006-190459. Recuperado em 2023-03-10, de www.teses.usp.br
Rogers, C. (1961). Tornar-se Pessoa. São Paulo: Martins Fontes.

Bibliografia complementar:

Chohfi, L. M. S. (2013). Por entre fios e buracos: uma experiência para construção de uma rede de atenção a saúde no IPUSP. Dissertação de Mestrado, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo. 
Critelli, D. M. (2002). Martin Heidegger e a essência da técnica. Revista Margem, 16, 83-97. 
Inwood, M. (1999). A Heidegger Dictionary. Massachussetts: Blackwell Publishers Inc. 
Kahlmeyer-Mertens, R. S. (2008). Heidegger & a educação (Pensadores & Educação). Belo Horizonte, MG: Autêntica. 
Lyotard, J. F.  (1967). A fenomenologia. São Paulo: Difusão Européia do Livro.
Morato, H. T. P. (Org.). (1999). Aconselhamento Psicológico Centrado na Pessoa: novos desafios. São Paulo: Casa do Psicólogo.
 

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