Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia da Aprendizagem, do Desenv e da Personalidade
 
Disciplina: PSA3919 - Especificidades do Aconselhamento Psicológico
Specifics of Counseling Psychology

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Estágio: 48 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2009 Desativação: 14/07/2023

Objetivos
1. Discutir atenção psicológica, como intervenção para acolhimento do sofrimento humano em situações de crise, a fim de compreender sua eficácia terapêutica ao desamparo e estabelecer as bases conceituais para uma intervenção clínica socialmente contextualizada e engendrada a partir do encontro intersubjetivo criado por modalidades da prática do Aconselhamento Psicológico em instituições, como Plantão e Supervisão de Apoio.
2. Fundamentar essa perspectiva no fenômeno da aprendizagem significativa como transferência de metodologia a futuros multiplicadores, no acolhimento e compreensão do sofrimento humano e de perdas de sentido da própria instituição no cumprimento de sua função social e possibilidade de promoção e responsabilidade social para com a comunidade.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4892841 - Laiz Maria Silva Chohfi
 
Programa Resumido
 
 
 
Programa
Parte teórica:
I - Aconselhamento Psicológico como uma especificidade da prática psicológica
* Prática clínica e Fenomenologia.
* Aconselhamento Psicológico como cuidado de ser
* Origem e contexto sócio-cultural
* Aconselhamento Psicológico no âmbito institucional
* Abordagens e Teoria
* Aproximações e Diferenças entre Aconselhamento Psicológico, Psicoterapia e Orientação Profissional
* Plantão Psicológico
* Triagem interventiva
* Psicodiagnóstico interventivo
II - Aconselhamento Psicológico e Experiência

Parte prática:
Atenção psicológica aos protagonistas sociais (usuários e funcionários de instituições públicas) frente a situações de desamparo no cotidiano da violência social urbana, via modalidades de prática em Aconselhamento Psicológico. Tal atividade será desenvolvida em:
- Atendimento em Plantão Psicológico no CAP/IPUSP, em forma de residência, às 3as. feiras das 17 horas às 19:30 horas, para a população em geral.
- Atenção Psicológica, na forma de Plantão Psicológico e Acompanhamento, a adolescentes internos e a alguns funcionários da Fundação CASA, Complexo Raposo Tavares.
- Atenção Psicológica, na forma de Plantão Psicológico, aos policiais da 3a. Cia. do 16o. Batalhão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
- Atenção Psicológica, na forma de Plantão Psicológico no 51o. Distrito Policial da Zona Oeste da Cidade de São Paulo, às pessoas que procuram o plantão policial e aos policiais civis.
- Atenção psicológica, na forma de Plantão Psicológico no Departamento Jurídico XI de Agosto da Faculdade de Direito da USP, para a população atendida por esse serviço e Supervisão de Apoio Psicológico aos estagiários de direito.
- Atenção psicológica, na forma de Plantão Psicológico a estudantes, funcionários e equipe médica do Hospital Universitário da USP, bem como Supervisão de Apoio Psicológico aos internos e residentes de medicina.
-Atenção psicológica, na forma de Plantão Psicológico, a funcionários da Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima.
-Atenção psicológica, na forma de Plantão Psicológico e Oficinas de Criatividade e mutirantes de Associações de Bairro ligados à HABITAT (oscip).
-Supervisão de Apoio a estagiários de Psicologia no Projeto Esporte-Talento (CEPEUSP).
 
 
 
Avaliação
     
Método
Trabalho escrito a ser entregue no fim do semestre, envolvendo a parte teórica da disciplina e o relatório reflexivo da parte prática/estágio.
Critério
Rendimento nas diversas atividades didáticas, tanto teóricas como no estágio curricular obrigatório da disciplina, avaliado por meio de trabalho teórico-prático e de relatórios de atendimento, sendo a média final composta pela média simples das diversas avaliações.
Norma de Recuperação
Apresentação de trabalhos teórico-práticos.
 
Bibliografia
     
Barreto, C. L. B. T.; Morato, H. T. P.; Caldas, M. T. Prática Psicológica na Perspectiva Fenomenológica. Curitiba: Juruá Editora, 2013.
Figueiredo, L. C. Revisitando as Psicologias: da epistemologia à ética nas práticas e discursos psicológicos. Petrópolis: Vozes, 1995.
Melo, F. S.; Santos, G. A. O (orgs.). Psicologia fenomenológica e existencial: fundamentos filosóficos e campos de atuação. São Paulo: Editora Manole, 2022.
Morato, H. T. P. (coord.). Aconselhamento psicológico centrado na pessoa: novos desafios. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.
Morato, H. T. P.; Barreto, C. L. B. T.; Nunes, A. P. Aconselhamento Psicológico numa perspectiva fenomenológica existencial. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.
Rosenberg, R. L. (org.). Aconselhamento psicológico centrado na pessoa. São Paulo: EPU, 1987.
Sèrres, M. Filosofia Mestiça. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.
 

Clique para consultar os requisitos para PSA3919

Clique para consultar o oferecimento para PSA3919

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP