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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia da Aprendizagem, do Desenv e da Personalidade
 
Disciplina: PSA3919 - Especificidades do Aconselhamento Psicológico
Specifics of Counseling Psychology

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Estágio: 48 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2023 Desativação:

Objetivos
1. Discutir atenção psicológica, como intervenção para acolhimento do sofrimento humano em situações de crise, a fim de compreender sua eficácia terapêutica ao desamparo e estabelecer as bases conceituais para uma intervenção clínica socialmente contextualizada e engendrada a partir do encontro intersubjetivo criado por modalidades da prática do Aconselhamento Psicológico em instituições, como Plantão e Supervisão de Apoio.
2. Fundamentar essa perspectiva no fenômeno da aprendizagem significativa como transferência de metodologia a futuros multiplicadores, no acolhimento e compreensão do sofrimento humano e de perdas de sentido da própria instituição no cumprimento de sua função social e possibilidade de promoção e responsabilidade social para com a comunidade.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4892841 - Laiz Maria Silva Chohfi
 
Programa Resumido
1. Origens do Aconselhamento Psicológico; 
2. Virada fenomenológica do Aconselhamento Psicológico; 
3. Prática psicológica à luz da fenomenologia existencial: ação clínica;
4. Modalidades práticas do Aconselhamento Psicológico.
 
 
 
Programa
Parte Teórica:
1. Retomada das origens do Aconselhamento Psicológico;
2. Modalidades práticas de Aconselhamento Psicológico: origem e contexto;
3. Plantão Psicológico;
4. Oficina de Criatividade;
5. Supervisão de Apoio;
6.Raízes fenomenológicas do Aconselhamento Psicológico;
7. Prática psicológica à luz da fenomenologia existencial: ação clínica.

Estágio: Participação em projetos de atendimento que proporcionem a prática do Aconselhamento Psicológico.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Trabalho escrito a ser entregue no fim do semestre, envolvendo a parte teórica da disciplina e o relatório reflexivo da parte prática/estágio.
Critério
Rendimento nas diversas atividades didáticas, tanto teóricas como no estágio curricular obrigatório da disciplina, avaliado por meio de trabalho teórico-prático e de relatórios de atendimento, sendo a média final composta pela média simples das diversas avaliações.
Norma de Recuperação
Apresentação de trabalhos teórico-práticos.
 
Bibliografia
     
Barreto, C. L. B. T.; Morato, H. T. P.; Caldas, M. T. Prática Psicológica na Perspectiva Fenomenológica. Curitiba: Juruá Editora, 2013.
Figueiredo, L. C. Revisitando as Psicologias: da epistemologia à ética nas práticas e discursos psicológicos. Petrópolis: Vozes, 1995.
Melo, F. S.; Santos, G. A. O (orgs.). Psicologia fenomenológica e existencial: fundamentos filosóficos e campos de atuação. São Paulo: Editora Manole, 2022.
Morato, H. T. P. (coord.). Aconselhamento psicológico centrado na pessoa: novos desafios. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.
Morato, H. T. P.; Barreto, C. L. B. T.; Nunes, A. P. Aconselhamento Psicológico numa perspectiva fenomenológica existencial. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.
Rosenberg, R. L. (org.). Aconselhamento psicológico centrado na pessoa. São Paulo: EPU, 1987.
Sèrres, M. Filosofia Mestiça. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.
 

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