Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia da Aprendizagem, do Desenv e da Personalidade
 
Disciplina: PSA5100 - As Explicações do Fracasso Escolar: Ciência e Ideologia
The explanations of school failure: Science and Ideology

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 105 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Desenvolver a capacidade de reflexão dos alunos sobre as explicações hegemônicas do fracasso escolar da perspectiva da história social das idéias; propiciar-lhes instrumentos teóricos-conceituais para realizar esta crítica e enunciar explicações que incluam a Escola nas dimensões econômica, social e política da sociedade a que pertence.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2157343 - Lineu Norió Kohatsu
 
Programa Resumido
- A política educacional brasileira e a educação escolar no Brasil.
- As explicações do fracasso escolar.
- O cotidiano escolar e a produção do fracasso
- A formação dos professores
Constituem atividades de Prática como Componente Curricular: Análise dos dados do Censo Escolar da Educação Básica. Levantamento de matérias publicadas pela imprensa sobre a educação básica no Brasil, preparação e apresentação de seminário. Discussão sobre o cotidiano escolar e a produção do fracasso escolar a partir da leitura da bibliografia indicada. Discussão de casos.
 
 
 
Programa
1.	A política educacional brasileira e Educação escolar no Brasil
a)Escolarização no Brasil na ótica da exclusão
2.	As explicações do fracasso escolar
a)	Raízes históricas das concepções sobre o fracasso escolar
b)	Educação no Brasil e a produção do fracasso escolar
3.	O cotidiano escolar e a produção do fracasso
a) O mundo da sala de aula
b) Problemas de aprendizagem ou problemas de escolarização
c) Avaliação escolar
d) Relação entre escola e família
4.	A formação dos professores
 
 
 
Avaliação
     
Método
Trabalho escrito individual, resenhas, apresentação de seminários e trabalho em grupo.
Critério
Compreensão crítica dos textos, redação (clareza na argumentação, a organização do texto escrito), participação nas aulas e a pontualidade na entrega dos trabalhos.
Norma de Recuperação
Prova escrita
 
Bibliografia
     
ANGELUCCI, C.B., KALMUS, J. PAPARELLI, R., PATTO, M.H.S. O estado da arte sobre o fracasso escolar (1991-2002): um estudo introdutório. Educação e Pesquisa, v.30, n.1, p. 51-72, jan./abr. 2004.
AZEVEDO, F. et al. (1932). O manifesto dos pioneiros da Educação Nova. Revista HISTEDBR, n.especial, p.188-204, Ago. 2006. 
FERRARO, A. Escolarização no Brasil na ótica da exclusão. In: MARCHESI, A. e GIL, C.H. (orgs.). Fracasso escolar: uma perspectiva multicultural. Porto Alegre: Artmed, 2004.
INEP. Censo Escolar da Educação Básica 2013: resumo técnico / Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. – Brasília: O Instituto, 2014. 
PATTO, M.H.S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Intermeios, 2015.
RAMOS, A. A criança problema. Rio de Janeiro: Casa do Estudante do Brasil, 1939
SÃO PAULO. Conselho Estadual de Educação – CEE/SP. Deliberação CEE 155/2017, de 28 de junho de 2017 e a Indicação 161/2017, de 05 de julho de 2017, que Dispõe sobre avaliação de alunos da Educação Básica, nos níveis fundamental e médio, no Sistema Estadual de Ensino de São Paulo e dá providências correlatas. Acesso em: 13 de julho de 2020. Disponível em: http://iage.fclar.unesp.br/ceesp/textos/2017/673-88-Delib-155-17-Indic-161-17-alt-Del-161-18.pdf
SOUZA, M.P.R. Problemas de aprendizagem ou problemas de escolarização? Repensando o cotidiano escolar à luz da perspectiva histórico-crítica em psicologia. In OLIVEIRA, M.K.; SOUZA, D.T.R.; REGO,
SOUSA, S.M.Z.L. Avaliação escolar e democratização: o direito de errar. In: AQUINO, J.G. Erro e fracasso na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1997. p.125-139.
SOUZA, D.T.R. A formação contínua de professores como estratégia fundamental para a melhoria da qualidade do ensino: uma reflexão crítica. In OLIVEIRA, M.K.; SOUZA, D.T.R.; REGO, T.C. (orgs.). Psicologia, educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo: Moderna, 2002.
 

Clique para consultar os requisitos para PSA5100

Clique para consultar o oferecimento para PSA5100

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP