Desenvolver a capacidade de reflexão dos alunos sobre as explicações hegemônicas do fracasso escolar da perspectiva da história social das idéias; propiciar-lhes instrumentos teóricos-conceituais para realizar esta crítica e enunciar explicações que incluam a Escola nas dimensões econômica, social e política da sociedade a que pertence.
- A política educacional brasileira e a educação escolar no Brasil. - As explicações do fracasso escolar. - O cotidiano escolar e a produção do fracasso - A formação dos professores Constituem atividades de Prática como Componente Curricular: Análise dos dados do Censo Escolar da Educação Básica. Levantamento de matérias publicadas pela imprensa sobre a educação básica no Brasil, preparação e apresentação de seminário. Discussão sobre o cotidiano escolar e a produção do fracasso escolar a partir da leitura da bibliografia indicada. Discussão de casos.
1. A política educacional brasileira e Educação escolar no Brasil a)Escolarização no Brasil na ótica da exclusão 2. As explicações do fracasso escolar a) Raízes históricas das concepções sobre o fracasso escolar b) Educação no Brasil e a produção do fracasso escolar 3. O cotidiano escolar e a produção do fracasso a) O mundo da sala de aula b) Problemas de aprendizagem ou problemas de escolarização c) Avaliação escolar d) Relação entre escola e família 4. A formação dos professores
ANGELUCCI, C.B., KALMUS, J. PAPARELLI, R., PATTO, M.H.S. O estado da arte sobre o fracasso escolar (1991-2002): um estudo introdutório. Educação e Pesquisa, v.30, n.1, p. 51-72, jan./abr. 2004. AZEVEDO, F. et al. (1932). O manifesto dos pioneiros da Educação Nova. Revista HISTEDBR, n.especial, p.188-204, Ago. 2006. FERRARO, A. Escolarização no Brasil na ótica da exclusão. In: MARCHESI, A. e GIL, C.H. (orgs.). Fracasso escolar: uma perspectiva multicultural. Porto Alegre: Artmed, 2004. INEP. Censo Escolar da Educação Básica 2013: resumo técnico / Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. – Brasília: O Instituto, 2014. PATTO, M.H.S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Intermeios, 2015. RAMOS, A. A criança problema. Rio de Janeiro: Casa do Estudante do Brasil, 1939 SÃO PAULO. Conselho Estadual de Educação – CEE/SP. Deliberação CEE 155/2017, de 28 de junho de 2017 e a Indicação 161/2017, de 05 de julho de 2017, que Dispõe sobre avaliação de alunos da Educação Básica, nos níveis fundamental e médio, no Sistema Estadual de Ensino de São Paulo e dá providências correlatas. Acesso em: 13 de julho de 2020. Disponível em: http://iage.fclar.unesp.br/ceesp/textos/2017/673-88-Delib-155-17-Indic-161-17-alt-Del-161-18.pdf SOUZA, M.P.R. Problemas de aprendizagem ou problemas de escolarização? Repensando o cotidiano escolar à luz da perspectiva histórico-crítica em psicologia. In OLIVEIRA, M.K.; SOUZA, D.T.R.; REGO, SOUSA, S.M.Z.L. Avaliação escolar e democratização: o direito de errar. In: AQUINO, J.G. Erro e fracasso na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1997. p.125-139. SOUZA, D.T.R. A formação contínua de professores como estratégia fundamental para a melhoria da qualidade do ensino: uma reflexão crítica. In OLIVEIRA, M.K.; SOUZA, D.T.R.; REGO, T.C. (orgs.). Psicologia, educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo: Moderna, 2002.