O aluno deverá ser capaz de: - conhecer os diversos aspectos que constituem a escolarização e as diferentes explicações a respeito do fracasso escolar na história do pensamento educacional brasileiro; - conhecer a configuração do campo da Psicologia Escolar como área de estudo e de atuação do psicólogo, considerando-se o contexto das relações institucionais; - localizar as explicações a respeito do processo de escolarização centradas em uma abordagem de Psicologia que possibilite ao aluno identificar os principais problemas e alternativas para a compreensão da interface Psicologia e Educação.
1.Introdução à Psicologia Escolar e dados de escolarização no Brasil 2. Explicações do fracasso escolar no pensamento educacional brasileiro: 3. Críticas às explicações tradicionais do fracasso escolar: 4. Elementos para a construção do pensamento crítico em Psicologia Escolar 5.A vida diária escolar como objeto de estudo da Psicologia Escolar Constituem atividades de Prática como Componente Curricular: elaboração de projeto de preparação da atividade de visita à instituição educacional e ou escolar; discussão de textos de suporte para a atividade de visita institucional; análise dos exercícios de observação vinculada à prática.
Eixo 1. Psicologia e educação: dimensões históricas, sociais e políticas Construindo a escola pública democrática A relação psicologia e educação no brasil: do problema de aprendizagem ao fracasso escolar Medicalização da educação Eixo 2. A psicologia escolar em uma perspectiva crítica Elementos para a construção do pensamento crítico em psicologia escolar/educacional Eixo 3. A atuação do psicólogo em políticas públicas na educação básica Princípios para uma atuação do psicólogo na educação Atendimento à queixa escolar A educação inclusiva Intervenção da psicologia na educação básica: a serviço de quê? A avaliação - intervenção psicológica na educação básica Desafios para a psicologia nas políticas públicas educacionais
MACHADO, A . M.; SOUZA, M.P. R. (Orgs.) Psicologia Escolar: em busca de novos rumos. S.P., Casa do Psicólogo,2005, 5ª. Ed. MATOS, S. N.; MENDES, E. G. A proposta de inclusão escolar no contexto nacional de implementação das políticas educacionais. Práxis Educacional, 10(16), 35-59, 2014. Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/762 MEIRA, M.E.M.; ANTUNES, M.A.M.(Orgs.). Psicologia Escolar: práticas críticas. São Paulo, Casa do Psicólogo, 2008, 2ª. ed. NJAINE, Kathie; MINAYO, Maria Cecília de Souza. Violência na escola: identificando pistas para a prevenção. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 7, p. 119-134, 2003. OLIVEIRA, Dennis. Racismo Estrutural: Uma perspectiva histórico-crítica. São Paulo: Dandara, 2021. PATTO, Maria Helena Souza. Produção do Fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. S.P.: Intermeios, 2015 SOUZA, Beatriz de Paula (Org.). Orientação à Queixa Escolar. São Paulo: Editora do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Portal de Livros Abertos da USP, 2020. SOUZA, Marilene Proença Rebello de (Org.). Psicologia Escolar e Políticas Públicas para a Educação Básica na América Latina: pesquisas, impasses e desafios. São Paulo: Editora do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021. Portal de Livros Abertos da USP.