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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia da Aprendizagem, do Desenv e da Personalidade
 
Disciplina: PSA5108 - Psicologia e Educação
PSYCHOLOGY AND EDUCATION

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 40 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação: 31/12/2022

Objetivos
O aluno deverá ser capaz de:
 - conhecer os diversos aspectos que constituem a escolarização e as diferentes explicações a respeito do fracasso escolar na história do pensamento educacional brasileiro; 
- conhecer a configuração do campo da Psicologia Escolar como área de estudo e de atuação do psicólogo, considerando-se o contexto das relações institucionais; 
- localizar as explicações a respeito do processo de escolarização centradas em uma abordagem de Psicologia que possibilite ao aluno identificar os principais problemas e alternativas para a compreensão da interface Psicologia e Educação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2662819 - Marilene Proença Rebello de Souza
 
Programa Resumido
1.Introdução à Psicologia Escolar e dados de escolarização no Brasil 
2. Explicações do fracasso escolar no pensamento educacional brasileiro: 
3. Críticas às explicações tradicionais do fracasso escolar: 
4. Elementos para a construção do pensamento crítico em Psicologia Escolar 
5.A vida diária escolar como objeto de estudo da Psicologia Escolar 
Constituem atividades de Prática como Componente Curricular: elaboração de projeto de preparação da atividade de visita à instituição educacional e ou escolar; discussão de textos de suporte para a atividade de visita institucional; análise dos exercícios de observação vinculada à prática.
 
 
 
Programa
Eixo 1. Psicologia e educação: dimensões históricas, sociais e políticas
Construindo a escola pública democrática  
A relação psicologia e educação no brasil: do problema de aprendizagem ao fracasso escolar   
Medicalização da educação
Eixo 2.  A psicologia escolar em uma perspectiva crítica
Elementos para a construção do pensamento crítico em psicologia escolar/educacional
Eixo 3.  A atuação do psicólogo em políticas públicas na educação básica
Princípios para uma atuação do psicólogo na educação  
Atendimento à queixa escolar
A educação inclusiva
Intervenção da psicologia na educação básica: a serviço de quê? 
A avaliação - intervenção psicológica na educação básica
Desafios para a psicologia nas políticas públicas educacionais
 
 
 
Avaliação
     
Método
Trabalho escrito constituído de um texto síntese de deverá apresentar uma reflexão crítica sobre um tema escolhido e discutido na parte prática, articulando-o com pelo menos três textos estudados na disciplina no semestre letivo. Apresentação de seminário na parte prática do curso.
Critério
O critério de avaliação centra-se em dois aspectos: 1. na qualidade do trabalho final que deverá apresentar os seguintes aspectos: clareza do tema escolhido; domínio dos conceitos apresentados na disciplina; menção a pelo menos três textos da disciplina subsidiando a discussão do trabalho; introdução, desenvolvimento do tema, considerações finais, referências bibliográficas; 2. Apresentação de seminário referente à atuação de psicólogos na educação básica. A nota final do curso será a média da nota do trabalho (10 pontos) com a nota da apresentação do seminário na parte prática (10 pontos).
Norma de Recuperação
Na recuperação, o aluno deverá realizar uma prova escrita sobre os textos apresentados na disciplina.
 
Bibliografia
     
MACHADO, A . M.; SOUZA, M.P. R. (Orgs.) Psicologia Escolar: em busca de novos rumos. S.P., Casa do
Psicólogo,2005, 5ª. Ed.
MATOS, S. N.; MENDES, E. G. A proposta de inclusão escolar no contexto nacional de implementação das
políticas educacionais. Práxis Educacional, 10(16), 35-59, 2014. Recuperado de
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/762
MEIRA, M.E.M.; ANTUNES, M.A.M.(Orgs.). Psicologia Escolar: práticas críticas. São Paulo, Casa do Psicólogo,
2008, 2ª. ed.
NJAINE, Kathie; MINAYO, Maria Cecília de Souza. Violência na escola: identificando pistas para a
prevenção. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 7, p. 119-134, 2003. 
OLIVEIRA, Dennis. Racismo Estrutural: Uma perspectiva histórico-crítica. São Paulo: Dandara, 2021.
PATTO, Maria Helena Souza. Produção do Fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. S.P.:
Intermeios, 2015
SOUZA, Beatriz de Paula (Org.). Orientação à Queixa Escolar. São Paulo: Editora do Instituto de
Psicologia da Universidade de São Paulo. Portal de Livros Abertos da USP, 2020.
 SOUZA, Marilene Proença Rebello de (Org.). Psicologia Escolar e Políticas Públicas para a Educação
Básica na América Latina: pesquisas, impasses e desafios. São Paulo: Editora do Instituto de Psicologia
da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021. Portal de Livros Abertos da USP.
 

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