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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia da Aprendizagem, do Desenv e da Personalidade
 
Disciplina: PSA5108 - Psicologia e Educação
PSYCHOLOGY AND EDUCATION

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h ( Estágio: 15 h , Práticas como Componentes Curriculares = 40 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
O aluno deverá ser capaz de:
a) conhecer os diversos aspectos que constituem a escolarização e as diferentes explicações a respeito do
fracasso escolar na história do pensamento educacional brasileiro;
b) identificar a configuração do campo da Psicologia Escolar como área de estudo e de atuação do
psicólogo, considerando-se o contexto das relações institucionais;
c) apropriar-se das explicações a respeito do processo de escolarização em uma perspectiva crítica em
Psicologia que possibilite ao aluno identificar os principais problemas e alternativas para a compreensão
da interface Psicologia e Educação Escolar;
d) compreender a dimensão intersetorial das políticas públicas na atuação de psicólogos escolares.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2662819 - Marilene Proença Rebello de Souza
 
Programa Resumido
1.Psicologia e Educação: dos problemas de aprendizagem ao processo de escolarização.
2.Elementos para a construção do pensamento crítico em Psicologia Escolar
3. A atuação do psicólogo em políticas públicas na Educação Básica
 
 
 
Programa
1. Psicologia escolar e educacional em busca de novas perspectivas: aspectos do contexto educacional latino-americano.
2. Psicologia e Educação no Brasil: do problema de aprendizagem ao fracasso escolar
3. O percurso histórico da Psicologia Educacional e Escolar em São Paulo e no Brasil
4. Educação Inclusiva: Políticas e desafios
5. Medicalização da Educação e da Sociedade
6. Questões étnico-raciais e as contribuições da Psicologia Escolar e Educacional
7. Elementos para a construção do pensamento crítico em Psicologia Escolar e Educacional
8. Propostas de atuação na educação básica: orientação a queixa escolar
9. Intervenção da Psicologia na Educação Básica: a serviço de quê?
10. Intervenção na Escola: prevenção e promoção de saúde
11. Princípios para a atuação de psicólogos na Educação Básica
12. Atuação de psicólogos em políticas intersetoriais: educação, saúde, assistência e garantia de direitos
 
 
 
Avaliação
     
Método
Trabalho escrito constituído de um texto síntese de deverá apresentar uma reflexão crítica sobre um tema escolhido e discutido na parte prática, articulando-o com pelo menos três textos estudados na disciplina no semestre letivo. Apresentação de seminário na parte prática do curso.
Critério
O critério de avaliação centra-se em dois aspectos: 1. na qualidade do trabalho final que deverá apresentar os seguintes aspectos: clareza do tema escolhido; domínio dos conceitos apresentados na disciplina; menção a pelo menos três textos da disciplina subsidiando a discussão do trabalho; introdução, desenvolvimento do tema, considerações finais, referências bibliográficas; 2. Apresentação de seminário referente à atuação de psicólogos na educação básica. A nota final do curso será a média da nota do trabalho (10 pontos) com a nota da apresentação do seminário na parte prática (10 pontos).
Norma de Recuperação
Na recuperação, o aluno deverá realizar uma prova escrita sobre os textos apresentados na disciplina.
 
Bibliografia
     
MACHADO, A . M.; SOUZA, M.P. R. (Orgs.) Psicologia Escolar: em busca de novos rumos. S.P., Casa do
Psicólogo,2005, 5ª. Ed.
MATOS, S. N.; MENDES, E. G. A proposta de inclusão escolar no contexto nacional de implementação das
políticas educacionais. Práxis Educacional, 10(16), 35-59, 2014. Recuperado de
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/762
MEIRA, M.E.M.; ANTUNES, M.A.M.(Orgs.). Psicologia Escolar: práticas críticas. São Paulo, Casa do Psicólogo,
2008, 2ª. ed.
NJAINE, Kathie; MINAYO, Maria Cecília de Souza. Violência na escola: identificando pistas para a
prevenção. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 7, p. 119-134, 2003. 
OLIVEIRA, Dennis. Racismo Estrutural: Uma perspectiva histórico-crítica. São Paulo: Dandara, 2021.
PATTO, Maria Helena Souza. Produção do Fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. S.P.:
Intermeios, 2015
SOUZA, Beatriz de Paula (Org.). Orientação à Queixa Escolar. São Paulo: Editora do Instituto de
Psicologia da Universidade de São Paulo. Portal de Livros Abertos da USP, 2020.
 SOUZA, Marilene Proença Rebello de (Org.). Psicologia Escolar e Políticas Públicas para a Educação
Básica na América Latina: pesquisas, impasses e desafios. São Paulo: Editora do Instituto de Psicologia
da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021. Portal de Livros Abertos da USP.
 

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