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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia da Aprendizagem, do Desenv e da Personalidade
 
Disciplina: PSA5113 - Política e Organização do Ensino de Psicologia
Policy and Organization of teaching Psychology

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 105 h ( Estágio: 20 h , Práticas como Componentes Curriculares = 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Conhecer e refletir sobre as mudanças nas políticas educacionais no Brasil e as conseqüências para o ensino de psicologia no ensino médio e técnico. Refletir sobre os desafios postos à formação dos jovens e as possíveis contribuições da psicologia.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2157343 - Lineu Norió Kohatsu
 
Programa Resumido
1.	Educação Básica no Brasil na década de 1990
2.	A reforma da educação básica, o ensino médio e a relação com ensino técnico
3.	Breve histórico do ensino de psicologia no ensino médio e técnico
4.	Questões atuais do ensino de psicologia – O caso do Estado de São Paulo
5.	O ensino de psicologia nas licenciaturas
6.	As entidades de psicologia e a luta pela reinserção da disciplina no currículo
Constituem atividades de Prática como Componente Curricular: 
Análise de documentos oficiais (LDBN 9394/96, Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, Decretos que regulamentam a educação profissional) para subsidiar a reflexão sobre a prática docente no ensino médio e técnico-profissionalizante. Análise dos conteúdos propostos no livro ‘Psicologia no Ensino de 2º Grau – uma proposta emancipadora’, preparação e realização de atividades didáticas e seminários. Reflexão sobre a atuação do professor de Psicologia a partir da leitura e discussão de artigos relacionados ao ensino de Psicologia no ensino médio e técnico. 
As atividades de Prática como Componente Curricular são realizadas em sala de aula e se diferenciam das atividades de estágio, que são realizadas em campo. 
 
 
 
Programa
1.	Educação Básica no Brasil na década de 1990
•	Neoliberalismo e o estado mínimo
2.	A reforma da educação básica, o ensino médio e a relação com ensino técnico
•	Decreto nº 2.208/1997 e o Decreto nº 5.154/2004
•	Resolução nº 3/1998 (DCNEM) e a Resolução nº 2/2012 (DCNEM)
•	Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado
•	Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio
3.	Breve histórico do ensino de psicologia no ensino médio e técnico
•	A psicologia nos cursos normais
•	Lei 5692/71 e a retirada da psicologia ao currículo do segundo grau
•	Lei 7044/82 e o retorno da psicologia
•	Psicologia no ensino de 2º grau – uma proposta emancipadora
•	Lei 9394/96 e a ausência da psicologia
4.	Questões atuais do ensino de psicologia – O caso do Estado de São Paulo
•	Psicologia no Ensino Médio: desafios e perspectivas
•	As mudanças no currículo do ensino médio e a exclusão da psicologia
•	O ensino de psicologia nos cursos técnicos
5.	O ensino de psicologia nas licenciaturas
6.	As entidades de psicologia e a luta pela reinserção da disciplina no currículo
7.	Planejamento, realização e elaboração de relatório de atividade de estágio.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Leitura dos textos, resenhas, realização de atividades didáticas e apresentação de seminários. Planejamento, realização e elaboração de relatório de atividade de estágio
Critério
Compreensão crítica dos textos, redação (clareza na argumentação, a organização do texto escrito), participação nas aulas e pontualidade na entrega dos trabalhos e do relatório de estágio.
Norma de Recuperação
Prova escrita
 
Bibliografia
     
Anderson, P. Balanço do Neoliberalismo. In: Sader, E. e Gentili, P. (orgs.). Pós-neoliberalimo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995, p.09-23.
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BARROS, C. Motivos históricos que tiraram a psicologia do ensino público. In: Jornal do Psicólogo, Sindicato dos Psicólogos do Estado de São Paulo, n.49, nov/dez 2003.
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BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 2.208, de 17 de abril de 1987. Regulamenta o § 2 do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: . Acesso em 10 mai. 2008.
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BRASIL. Ministério da Educação. CNE.CEB. Resolução nº 3, de 26 de junho de 1998. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Disponível em: . Acesso em 12 abr.2012.
BRASIL. Ministério da Educação. CNE.CEB. Resolução nº 2, de 30 de janeiro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Disponível em: , Acesso em 11 mar.2014.
CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA-6ª região e SINDICATO DOS PSICÓLOGOS NO ESTADO DE SÃO PAULO. Psicologia no ensino de 2º grau – uma proposta emancipadora. São Paulo: Edicon, 1986.
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KOHATSU, L.N. Narrativas de professoras de Psicologia do ensino médio: entre memórias e 	reflexões. Revista Psicologia da Educação, n.41, 2015, p.65-81.
KOHATSU, L.N. Breve histórico da educação profissional no Brasil: a dualidade em questão. In: MASSABNI, V.G. e PIPITONE, M.A.P. (Orgs.). Formação de Professores para a Educação Profissional. Curitiba: CRV, 2016.
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LEITE, S. A. da Silva. Psicologia no Ensino Médio: desafios e perspectivas. Temas em Psicologia - Sociedade Brasileira de Psicologia, Ribeirão Preto, v.15, n.1, número especial: Formação do Professor de Psicologia, 2007, p.11-21.
MRECH, L.M. Um breve histórico a respeito do ensino da psicologia no ensino médio. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v.8, n.2, p.225-235, jun. 2007.
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Parecer CNE/CEB nº 22/2009, aprovado em 9 de dezembro de 2009 - Diretrizes Operacionais para a implantação do Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Disponível  em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=2259-pceb022-09-pdf&category_slug=dezembro-2009-pdf&Itemid=30192
SÃO PAULO. Conselho Estadual de Educação – CEE/SP. Deliberação CEE 186/2020 - Fixa normas relativas ao Currículo Paulista do Ensino Médio, de acordo com a Lei 13.415/2017, para a rede estadual, rede privada e redes municipais que possuem instituições vinculadas ao Sistema de Ensino do Estado de São Paulo, e dá outras providências. Disponível em:
http://www.ceesp.sp.gov.br/ceesp/textos/2020/2020-00267-Delib-186-20-Indic-198-20.pdf
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Proposta curricular de psicologia para o ensino de 2o. Grau. São Paulo: SE/CENP, 1992.
SEKKEL, M.C. e MACHADO, A.M. O Projeto Pedagógico do curso de formação de professores de Psicologia do Instituto de Psicologia da Usp. Temas em Psicologia - Sociedade Brasileira de Psicologia, Ribeirão Preto, v.15, n.1, número especial: Formação do Professor de Psicologia, 2007, p.127-134.
SOUZA, M. P. R. DE. A psicologia escolar e o ensino de psicologia: dilemas e perspectivas. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v.8, n.2, p.258-265, jun. 2007.
ZIBAS, D. M. L. Refundar o ensino médio? Alguns antecedentes e atuais desdobramentos das políticas dos anos de 1990. Educ. Soc., Campinas, v. 26, n. 92, p. 1067-1086, Especial - Out. 2005 1067. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br.
 

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