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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia da Aprendizagem, do Desenv e da Personalidade
 
Disciplina: PSA5127 - Psicologia Escolar e Práticas Institucionais

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2010 Desativação:

Objetivos
Pretende-se levar o aluno a:
- construir uma atuação em psicologia escolar embasada teoricamente na perspectiva histórico-crítica sobre a demanda escolar;
- atuar como psicólogo em instituições escolares.
 
Docente(s) Responsável(eis)
2662819 - Marilene Proença Rebello de Souza
 
Programa Resumido
 
Programa
Psicologia Escolar: aspectos teórico-práticos da atuação profissional. A queixa escolar e a atuação psicológica. Do psicodiagnóstico ao estudo de caso: repensando o atendimento à queixa escolar. Práticas de atendimento à queixa escolar: intervenção do psicólogo nas escolas públicas. O Psicólogo escolar e a formação de professores. Psicologia Escolar e intervenções na área da saúde. Práticas de atendimento em psicologia e a atuação em instituições no campo da assistência social, direitos humanos e da criança e do adolescente. A escuta de crianças em situação escolar e a pesquisa. 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, seminários em pequenos grupos. Atividades discentes: Leituras, realização de trabalhos de aproveitamento.
Critério
Avaliação de aprendizagem: Rendimento nas atividades didáticas, avaliado por meio de relatórios e trabalho teórico-prático.
Norma de Recuperação
Apresentação de trabalho teórico-prático.
 
Bibliografia
     
MEIRA, M.E.M.; ANTUNES, M.A.M.(orgs.). Psicologia Escolar: práticas críticas. São Paulo, Casa do Psicólogo, 2003.
MACHADO, A.M.; SOUZA, M.P.R. (Orgs.) Psicologia Escolar: em busca de novos rumos. Casa do Psicólogo, 2006, 4ª. Ed.
OLIVEIRA, M.K; SOUZA, D.T.R.; REGO, M.T (Orgs.) Psicologia, Educação e as Temáticas da Vida Contemporânea. S.P. Moderna, 2002
SOUZA, B. de P (org.). Orientação à queixa escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007.
MORAIS, M.L.S.; SOUZA, B. de P. (orgs.) Saúde e Educação: muito prazer!: novos rumos no atendimento a queixa escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000.
CRUZ, Silvia Helena Vieira (Org.). A criança fala: a escuta de crianças em pesquisa. S.P. Cortez, 2008
SOUZA, Marilene Proença Rebello de; TEIXEIRA, Danile Caetano da Silva; SILVA, Maria Carolina Yazbek Gonçalves. Conselho Tutelar: um novo instrumento social contra o fracasso escolar?. Psicologia em Estudo , Maringá, v. 8, n. 2,2003 . Disponível em: .Acesso em: 01 Fev 2008. doi: 10.1590/S1413-73722003000200008
, Luísa F. et al . Fatores de risco e de proteção na rede de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. Psicol. Reflex. Crit., Porto Alegre, v. 19, n. 3,2006 Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722006000300006&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 06 Fev 2008. doi: 10.1590/S0102
 

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