Pretende-se levar o aluno a:- construir uma atuação em psicologia escolar embasada teoricamente na perspectiva histórico-crítica sobre a demanda escolar;- atuar como psicólogo em instituições escolares.
Psicologia Escolar: aspectos teórico-práticos da atuação profissional. A queixa escolar e a atuação psicológica. Do psicodiagnóstico ao estudo de caso: repensando o atendimento à queixa escolar. Práticas de atendimento à queixa escolar: intervenção do psicólogo nas escolas públicas. O Psicólogo escolar e a formação de professores. Psicologia Escolar e intervenções na área da saúde. Práticas de atendimento em psicologia e a atuação em instituições no campo da assistência social, direitos humanos e da criança e do adolescente. A escuta de crianças em situação escolar e a pesquisa.
MEIRA, M.E.M.; ANTUNES, M.A.M.(orgs.). Psicologia Escolar: práticas críticas. São Paulo, Casa do Psicólogo, 2003.MACHADO, A.M.; SOUZA, M.P.R. (Orgs.) Psicologia Escolar: em busca de novos rumos. Casa do Psicólogo, 2006, 4ª. Ed.OLIVEIRA, M.K; SOUZA, D.T.R.; REGO, M.T (Orgs.) Psicologia, Educação e as Temáticas da Vida Contemporânea. S.P. Moderna, 2002SOUZA, B. de P (org.). Orientação à queixa escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007.MORAIS, M.L.S.; SOUZA, B. de P. (orgs.) Saúde e Educação: muito prazer!: novos rumos no atendimento a queixa escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000.CRUZ, Silvia Helena Vieira (Org.). A criança fala: a escuta de crianças em pesquisa. S.P. Cortez, 2008SOUZA, Marilene Proença Rebello de; TEIXEIRA, Danile Caetano da Silva; SILVA, Maria Carolina Yazbek Gonçalves. Conselho Tutelar: um novo instrumento social contra o fracasso escolar?. Psicologia em Estudo , Maringá, v. 8, n. 2,2003 . Disponível em: .Acesso em: 01 Fev 2008. doi: 10.1590/S1413-73722003000200008, Luísa F. et al . Fatores de risco e de proteção na rede de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. Psicol. Reflex. Crit., Porto Alegre, v. 19, n. 3,2006 Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722006000300006&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 06 Fev 2008. doi: 10.1590/S0102