Dar uma compreensão geral do problema da excepcionalidade e uma visão dos recursos de nossa comunidade nesse campo, pondo em foco a relação terapeuta - paciente na área paramédica.
Deficiência intelectual se refere a quadros com causas genéticas ou ambientais, congênitas ou adquiridas com nível de funcionamento adaptativo comprometido. Pode também ser categorizado como sindrômico, com a criança apresentando características dismórficas associadas que levam à identificação de uma síndrome genética, ou não-sindrômico. Sua abordagem terapêutica é predominantemente pedagógica, comportamental e psicofarmacológica. Esta disciplina tem por objetivo colocar o estudante em contato com essa população considerando-se seus aspectos conceituais, etiológicos e terapêuticos de forma a facilitar-lhes um futuro contato e abordagem clínica.
1) Conceituação e causas da excepcionalidade; 2) Aspectos psicológicos e sociais gerais do problema; 3) Análise experimental do comportamento aplicada aos excepcionais; 4) Quadros clínicos: a) superioridade intelectual; b)deficiência mental; a criança retardada mental educável; a criança retardada mental treinável; o adolescente e o adulto retardados mentais; c)deficiências físicas motoras: paralisia cerebral, paralisia infantil, outras formas de problemas motores; d) deficiências sensoriais: cegueira e ambliopia: surdez e hipoacusia; e) transtornos de linguagem; f) outras formas de desarmonia do desenvolvimento; 5) Reabilitação: equipe de reabilitação; objetivos da reabilitação.
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