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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia Clínica
 
Disciplina: PSC0194 - Psicologia do Excepcional
Psychology of Exceptional

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2021 Desativação:

Objetivos
Dar uma compreensão geral do problema da excepcionalidade e uma visão dos recursos de nossa comunidade nesse campo,  pondo em foco a relação  terapeuta  -  paciente na área paramédica.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
96853 - Francisco Baptista Assumpcao Junior
 
Programa Resumido
Deficiência intelectual se refere a quadros com causas genéticas ou ambientais, congênitas ou adquiridas com nível de funcionamento adaptativo comprometido. Pode também ser categorizado como sindrômico, com a criança apresentando características dismórficas associadas que levam à identificação de uma síndrome genética, ou não-sindrômico. Sua abordagem terapêutica é predominantemente pedagógica, comportamental e psicofarmacológica. Esta disciplina tem por objetivo colocar o estudante em contato com essa população considerando-se seus aspectos conceituais, etiológicos e terapêuticos de forma a facilitar-lhes um futuro contato e abordagem clínica.
 
 
 
Programa
1) Conceituação e causas da excepcionalidade;
2)  Aspectos psicológicos e sociais gerais do problema; 
3)  Análise experimental do comportamento aplicada aos excepcionais;
4) Quadros clínicos:
a) superioridade intelectual;
b)deficiência mental; a criança retardada mental educável; a criança retardada mental treinável; o adolescente e o adulto retardados mentais;
c)deficiências físicas motoras:  paralisia cerebral, paralisia infantil, outras formas de problemas  motores;
d) deficiências sensoriais: cegueira e ambliopia: surdez e hipoacusia;
e) transtornos de linguagem;
f) outras formas de desarmonia do desenvolvimento;
	5) Reabilitação: equipe de reabilitação; objetivos da reabilitação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e seminários.
Critério
Provas escritas e avaliação dos seminários.
Norma de Recuperação
Entrevista, Trabalho escrito.
 
Bibliografia
     
CRUICKSHANCK, W. - Psicologia de los niños y jovenes marginales. New Jersey, Prentice-Hall, 1973.

DUNN, L. Crianças Excepcionais, seus problemas, sua educação. Rio de Janeiro, Ao Livro Técnico, 1971.

LINDERMAN, K. - La parálisis cerebral infantil. Barcelona. Científico Médica, 1968.

TELFORD,C. e SAWREY, J. - O Indivíduo Excepcional. Zahar Ed., Rio de Janeiro, 1974.

WRIGHT, B.A. - Physical Disability: A Psychological Approach. New York, Harper & Brothers, 1960.

DONNA K. DAILY, M.D., HOLLY H. ARDINGER, M.D., and GRACE E. HOLMES, M.D., Identification and Evaluation of Mental Retardation;
Am Fam Physician. 2000 Feb 15;61(4):1059-1067.

SIEGEL, M.; BEAULIEU, AA. Psychotropic Medications in Children with Autism Spectrum Disorders: A Systematic Review and Synthesis for Evidence-Bsed Practuce. J Autism Dev Disord 45:1592-1605; 2012

ARTIGAS-PALLARES,J;PAULA,I. El autismo 70 años después de Leo Kanner y Hans Asperger. Revista de la Asociación Española de Neuropsiquiatria 32(115):1-13; 2012

LUGO,J; FADEUILHE,C; GISBERT, L; SETIEN,I; DELGADO, M; CORRALES,M; RICHARTE, V; RAMOS-QUIROGA, JA. Sleep in adults with autismo spectrum disorder and attention déficit/hyperactivity disorder: A systematic review and meta-analysis. European Neuropsychopharmacology 38}:1-24; 2020
 

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