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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia Clínica
 
Disciplina: PSC1626 - Corpo e Sujeito: Diferentes Perspectivas, Diferentes Diagnósticos e Tratamentos
Body and Subject: Different Perspectives, Different Diagnosis and Treatment

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2017 Desativação:

Objetivos
Pretende-se que o aluno adquira conhecimentos para: 
Situar e refletir sobre a questão do corpo no mundo ocidental 
Situar e conceituar corpo e sintoma para a Medicina e para a Psicanálise, questionando os modelos utilizados no diagnóstico e no tratamento dos diversos quadros clínicos.
Situar e caracterizar as abordagens psiconeurológica, psicogenética e psicanalítica sobre os diversos quadros clínicos.
Situar e delimitar o campo de atuação da Psicologia e da Psicanálise e a posição relativa das reeducações psicomotoras e/ou psicopedagógicas e dos medicamentos. 
Situar e delimitar o papel do psicólogo-psicanalista numa equipe de profissionais da saúde.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
72432 - Leia Priszkulnik
 
Programa Resumido
Corpo: histórico e concepções no mundo ocidental. Corpo e sintoma: discurso médico e discurso psicanalítico. Corpo e sintoma: diagnóstico e tratamento médico, diagnóstico e tratamento psicanalítico. Quadros clínicos: abordagem psiconeurológica e os medicamentos. Quadros clínicos: abordagem psicogenética, o exame psicomotor e as crianças. Quadros clínicos: abordagem psicanalítica e a posição relativa das diversas formas de reeducação. Quadros clínicos no contexto psicanalítico: transtorno do déficit de atenção e hiperatividade,  TDAH (ou instabilidade psicomotora) e dislexia-disortografia. Considerações sobre a noção de imagem corporal. O papel do psicólogo-psicanalista numa equipe de profissionais da saúde.
 
 
 
Programa
Corpo: histórico e concepções no mundo ocidental.
Corpo e sintoma: discurso médico e discurso psicanalítico. 
Corpo e sintoma: diagnóstico e tratamento médico. 
Corpo e sintoma: diagnóstico e tratamento psicanalítico. 
Quadros clínicos: abordagem psiconeurológica. 
Quadros clínicos: abordagem psicogenética e o exame psicomotor. 
Quadros clínicos: abordagem psicanalítica. 
Quadros clínicos no contexto psicanalítico: dispraxia e transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (ou instabilidade psicomotora).
Quadros clínicos no contexto psicanalítico: dislexia-disortografia (ou distúrbios de aprendizagem) e disgrafia. 
Quadros clínicos no contexto psicanalítico: debilidade mental. 
Conceitos básicos de psicomotricidade: espaço e tempo, lateralidade, imagem corporal. 
Corpo e linguagem para a Psicanálise de orientação lacaniana. 
Eu, sujeito e linguagem para a Psicanálise de orientação lacaniana. 
O atendimento de crianças: o processo do diagnóstico psicológico em diferentes perspectivas.
O atendimento de crianças: o processo do diagnóstico psicanalítico em diferentes perspectivas.
O papel do psicólogo-psicanalista numa equipe de profissionais da saúde.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Atividades didáticas: aulas expositivas e seminários.

Atividades discentes: Freqüência e participação nas discussões, elaboração de resenhas dos textos programados, treino do exame psicomotor, prova final escrita
Critério
Avaliação de aprendizagem: Freqüência e participação nas discussões, elaboração de resenhas dos textos programados, treino do exame psicomotor, prova final escrita.
Norma de Recuperação
Normas de recuperação: prova escrita e trabalho teórico escrito.
 
Bibliografia
     
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
Andrade, M.L.A. (1984) A abordagem psicogenética. In: Distúrbios Psicomotores: uma visão crítica. São Paulo: Ed. Pedagógica e Universitária, (pp.35-54).
Cukiert, M. e Priszkulnik, L. (2000) O Corpo em Psicanálise: algumas considerações. Psychê, São Paulo, 4 (5), 53-63.
Freud, S. (1972). Tratamento psíquico (ou mental). In Ed. Stand. Bras. das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud (vol.7, pp.293-327). Rio de Janeiro: Imago. (Texto original publicado em 1905).
 Lacan, J. (1998). O estádio do espelho como formador da função do eu. In Lacan, J. Escritos. (pp.96-103). Rio de Janeiro: Zahar. (Texto original publicado em 1966). 
Mannoni, M. (1977). Psicanálise e reeducação. In A criança atrasada e a mãe. Lisboa: Moraes. (pp.195-222).
Marcelli, D. e Cohen, D. (2009) Infância e psicopatologia. Porto Alegre: Artmed.
Moretto, M. Lívia T. ; Priszkulnik, L. (2014). Sobre a inserção e o lugar do psicanalista na equipe de saúde. Tempo Psicanalítico, v. 46, 287-298.
Priszkulnik, L. (2000). Clínica (s): diagnóstico e tratamento. Psicologia USP, 11 (1), 11-28.
Priszkulnik, L. (2009) A criança que a psicanálise freudiana descortina: considerações. In: Dante de Rose Junior. (Org.). Esporte e atividade física na infância e na adolescência: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: ARTMED (pp. 11-22).
Priszkulnik, L. (2009) “Prevenção: saúde mental e psicanálise”. An 7 Col. LEPSI IP/FE-USP. 
Roudinesco, E. (1989). A descoberta da histeria. In Roudinesco, E. História da Psicanálise na França: A batalha dos cem anos (vol.1: 1885-1939, pp.15-44). Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
Sant’ Anna, D.B. (2001) É possível realizar uma história do corpo? In Soares, C. L. (org.) Corpo e História. Campinas, S.P.: Autores Associados (pp. 3-23).
Scliar, M. (2007) História do conceito de saúde. PHISIS: Rev. Saúde Coletiva, 17 (1), 29-41.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: 
Chaui, M. (2000) “Unidade 1 - Capítulo 5 - Aspectos da Filosofia contemporânea”. In Convite à Filosofia. São Paulo, Ática (pp. 59-67).
Chauí, M. (2000) “Unidade 7 - As ciências”. In Convite à Filosofia. São Paulo, Ática (pp. 313-365).
Cukiert, M. e Priszkulnik, L. (2001) O ego e o corpo na teoria freudiana: algumas considerações In: I Congresso de Psicologia Clínica, 2001, São Paulo. Anais do I Congresso de Psicologia Clínica. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, v.1, 378 – 382.
Foucault, M.(1987) O nascimento da clínica. Rio de Janeiro: Forense-Universitária.
Freud, S.(1976) A questão da análise leiga (1926). In Ed. Stand. Bras. das Obras Psicológicas Completas. (vol. 20, pp.205-293). Rio de Janeiro: Imago. (Texto original publicado em 1926). 
Mannoni, O. (1994) Freud: uma biografia ilustrada. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
Priszkulnik, L. (2015) Proteção da criança: qual criança? Pediatria Moderna, v. 51, 186-190.
 

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