Capacitar o aluno a: - aplicar as técnicas e assimilar noções introdutórias relativas à interpretação dos resultados obtidos com as mesmas, considerando os objetivos, o contexto e as variáveis bio-psicossociais do indivíduo no processo de avaliação psicológica. - conhecer e respeitar as implicações éticas decorrentes do uso destas técnicas.
Contextualização histórica das Técnicas Projetivas. Histórico sobre o Método de Rorschach, o Teste de Apercepção Temática (TAT) e o Teste de Apercepção Temática Infantil (CAT). Apresentação dos estímulos. Modo de aplicação das técnicas. Apresentação dos referenciais teóricos de aplicação e interpretação das técnicas. Contexto atual de utilização das técnicas projetivas: psicodiagnóstico, psicoterapia e outros.
Parte teórica: 1. Natureza, origem e histórico das Técnicas Projetivas. 2. Conceito de Projeção e Percepção. 3. As Técnicas Projetivas e as diferentes áreas de atuação. 4. Apresentação do Método de Rorschach e a Técnica de Aplicação. 5. Breve apresentação dos principais fatores do Método de Rorschach e seus fundamentos teóricos: Modos de Apreensão, Determinantes e Conteúdos. 6. Indicadores do desenvolvimento humano e de psicopatologia nestes fatores. 7. Referencial para interpretação dos fatores do Rorschach: o Psicograma. 8. Estudo dos principais determinantes: Formais, Cinestésicos e Sensoriais (Cores e Tonalidades). 9. Apresentação das Técnicas TAT e CAT . 10. Técnicas de Aplicação. 11.Panorama dos referenciais de interpretação 12.Critérios para classificação, definição e escolha das diversas técnicas. 13. Ética Profissional na Avaliação Psicológica Parte prática: 1. Aulas práticas para treino de aplicação e avaliação das técnicas estudadas. 2. Apresentação e discussão de estudos de caso.
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