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Instituto de Psicologia
 
Psicologia Clínica
 
Disciplina: PSC2431 - Psicopatologia: Aspectos Teóricos e Prática Clínica
Psychopathology: Theoretical Aspects and Clinical Practice

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h ( Estágio: 30 h )
Carga Horária de Extensão: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Aprofundar o conhecimento da Psicopatologia Psicanalítica, mantendo o trabalho de comparação e complementação com a abordagem psiquiátrica. Capacitar o aluno a identificar quadros neuróticos, psicóticos e limítrofes, incluindo crianças e adolescentes, desenvolvendo as bases para o trabalho clínico numa vertente psicanalítica contemporânea. Manter e desenvolver o preparo do aluno, futuro psicólogo, no trabalho interdisciplinar em equipes que atuam na prevenção e intervenção em Saúde Mental. Propiciar um contato mais aprofundado com a clínica, aproximando o aluno de pessoas em situação de sofrimento psíquico, que demandam o trabalho de intervenção.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
774870 - Leila Salomao de La Plata Cury Tardivo
 
Programa Resumido
Temas abordados: -Psicodinâmica da Depressão; Esquizofrenia: sintomas e Psicodinâmica;  Neuroses - neurose obsessiva; neurose de angústia; fobia e pânico;  histerias; intervenções terapêuticas indicadas para essas manifestações; e discussão de casos clínicos.
 
 
 
Programa
Parte teórica: Serão abordados de forma mais detalhada os quadros clínicos a partir do conceito de estruturas:
1- Depressão - serão abordados os transtornos depressivos, segundo classificações psiquiátricas. Será desenvolvido o estudo da Psicodinâmica da depressão, segundo a visão psicanalítica. Nessa unidade também deveremos discutir manifestações depressivas no ciclo vital, sendo que nos dedicaremos ao estudo dessas manifestações na criança e no adolescente. Serão também discutidas as intervenções terapêuticas na depressão, sendo que nos deteremos na interação entre as diversas formas de abordagem terapêutica. 2- Esquizofrenia - Serão discutidos os sintomas dessa manifestação clínica, com ênfase na Psicodinâmica da Esquizofrenia. Serão discutidos casos clínicos, sendo que focalizaremos esses quadros clínicos na infância e na adolescência. Deveremos estudar as intervenções terapêuticas empregadas nos quadros esquizofrênicos.  3- Neuroses - Serão discutidas as estruturas neuróticas, a partir de um ponto de vista psicodinâmico. Deveremos discutir a Neurose na infância. Dentro das estruturas neuróticas serão abordadas de forma pormenorizada: a neurose obsessiva ou os chamados transtornos e mecanismos obsessivos; a neurose de angústia, com as manifestações fóbicas e a neurose de pânico, e ainda deveremos nos deter no estudo das histerias. Nesse tópico deveremos desenvolver estudos a respeito das intervenções terapêuticas indicadas para essas manifestações. Serão discutidos casos clínicos. 4 - Psicossomática - Nesse tópico deveremos desenvolver a conceituação, o histórico e a apresentação de casos clínicos. Também serão apresentadas pesquisas realizadas com base nessa temática.

Plano de Estágio
1 - Objetivo: o aluno deverá aprofundar o contato com a realidade da clínica, mantendo a integração entre teoria e prática. Esse estágio deverá permitir que se desenvolvam as possibilidades de conhecimento das distintas manifestações psicopatológicas e a atuação em prevenção e intervenção em saúde mental. 
2 - Atividades do estágio: os alunos divididos em grupos e terão as atividades práticas assistidas e supervisionadas em instituições que desenvolvem parcerias com o Lab. de Saúde Mental e Psicologia Clínica Social. A partir desses projetos os estudantes deverão desenvolver atuações dentro de equipes multidisciplinares, como psicólogos clínicos. Deverão realizar  estágios em CAPS e em Unidades de Saúde Mental (UBS) desenvolvimento de atividades de estágio em outras instituições dedicadas ao trabalho em promoção de saúde. Em todas essas propostas de atendimento à pessoa em sofrimento psíquico, os alunos terão oportunidade de atuar, com supervisão, vivenciando o trabalho do psicólogo em equipamentos de atendimento à saúde mental. - Atividade de avaliação: participação nas supervisões e apresentação de relatórios de estágio.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Atividade discente: leituras, seminários, visitas institucionais, realização de trabalhos de aproveitamento; participação obrigatória nos estágios supervisionados, bem como entrega de relatórios dos mesmos. - didática: parte teórica: aulas expositivas e seminários.
Critério
Rendimento nas diversas atividades didáticas, tanto teóricas como prática, avaliado por meio de prova obrigatória e trabalhos teórico-práticos, participação e relatório dos estágios.
Norma de Recuperação
apresentação de trabalhos teórico-práticos.
 
Bibliografia
     
AIELLO-VAISBERG, T. M. J. . Ser e Fazer: Enquadres diferenciados na clínica winnicottiana. São Paulo, SP: Idéías & Letras, 2004
BERGERET, J.  Personalidade Normal e Patológica, Porto Alegre, Artes Médicas 1991cap. 2
CLARKIN JF, YEOMANS FE, KERNBERG OF . Psychotherapy for Borderline Personality. Focusing on Object Relations. Arlington: American Psychiatric Publishing. 2006 
CLARKIN JF, YEOMANS FE, KERNBERG OF, 2006 (Resumo traduzido por Leila Tardivo)
CRUZ, M.S . Reflexões sobre a relação entre a personalidade bordeline e as adições. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica
DEVERA, D.; COSTA-ROSA, A.. Marcos históricos da reforma psiquiátrica brasileira: Transformações na legislação, na ideologia e na práxis. Revista de Psicologia da UNESP, 6(1), 60 -79; 2008
FRAYSE-PEREIRA, J. O que é Loucura. São Paulo: Brasiliense, 1982
GABBARD, G. O. Psiquiatria psicodinâmica: baseado no DSM-IV. 2. ed. Porto Alegre, Artmed, 1998. Cap. 12. (pp. 239-260)
KERNBERG , O. F. Transtorno Graves da Personalidade -estratégias terapêuticas. Porto Alegre, Artes Médicas, 1995 
SIMON, R . – Introdução à Psicanálise : Melanie Klein, EPU. 
Tardivo, LSLPC; GIL, C A  Projeto: Consultas e Oficinas Terapêuticas  em equipamentos de saúde mental 
ZIMERMAN, D. E. Fundamentos Psicanalíticos: teoria, técnica e clínica. Uma abordagem didática. Porto Alegre, ArtMed, 1999. 
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

FENICHEL, O. (1945)  Teoria psicanalítica das neuroses. Rio de Janeiro: Atheneu, 1981.
FREUD, S. (1894)  As neuropsicoses de defesa. In Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas. Rio de Janeiro: Imago, 1981. v.3.
FREUD. S . – Libro  II La Histeria – La señorita Isabel de R.   Vol. I , Madrid: Edictorial Nueva Madrid, 1968 (pág. 25 a 32 e 78 a 103) 
GABBARD, G. O Psiquiatria Psicodinâmica: baseado no DSM-IV.  Jorge e Maria Rita Secco Hofmeister. Porto Alegre, ArtMed, 1998  
KAPLAN, H. J.; SADOCK, B. J.; GREBB, J. Compêndio de Psiquiatria. Ciências do Comportamento e Psiquiatria Clínica. P.A, Artes Médicas, 1997
LAPLANCHE, J. & PONTALIS, J.-B. (1967)  Vocabulário da psicanálise. São Paulo: Martins Fontes, 1986.
TRINCA, W. - Fobia e Pânico em Psicanálise, São Paulo, Vetor, 1997.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
pacientes do SUS, pessoas atendidas pelo Centro de Integração da Cidadania de Taipas e crianças e pais encaminhados pela escola de aplicação.
Objetivos da atividade
atendimento psicológico a população alvo.
Descrição da atividade
atendimento psicoterápico individualizado e em roda de conversa.
Indicadores de avaliação da atividade
relatórios semanais sobre os atendimentos realizados.

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