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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia Clínica
 
Disciplina: PSC2632 - Pesquisa em Psicologia Clinica e Psicanalise
Research in Clinical Psychology and Psychoanalysis

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2017 Desativação: 31/12/2022

Objetivos
Dar ao aluno fundamentos teóricos-clínicos e capacitá-lo na pesquisa em base de dados.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2918042 - Helena Maria Sampaio Bicalho
 
Programa Resumido
O curso apresenta fundamentos teóricos-clínicos da pesquisa em psicologia clínica e Psicanálise e capacita no uso das bases de dados. 
 
 
 
Programa
         Introdução:Pesquisa em Psicologia Clínica em geral
         1. A pesquisa em Psicologia Clínica:tipos de estudos possíveis.
         2.Questões éticas na pesquisa clínica.

         A pesquisa em Psicologia Clínica Comportamental
         1. Critérios para delimitação do melhor tipo de delineamento de pesquisa.
         2.Comparação entre delineamentos de pesquisa de controle de grupo e sujeito único.

         O campo psicanalítico de pesquisa
         1. A linguagem como condição do inconsciente.
         2.O método psicanalítico:a associação livre.
         3. A redução do material clínico.
         4.Clínica psicanalítica e formalização.

         Pesquisa e Base de Dados
         1.EndNote:gerenciador de referências.
         2.Base de dados.
         3.Artigo científico:dos fundamentos à submissão.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Trabalho escrito.
Critério
Trabalho escrito.
Norma de Recuperação
A nota da recuperação será o resultado da média aritmética entre a nota final obtida na disciplina e a nota obtida na prova/trabalho de recuperação. A recuperação será oferecida na época estabelecida pelo Calendário Escolar da USP.
 
Bibliografia
     
     1)APA Publication Manual of the American Psychological Association Washington,DC, 
        American Psychological Association,2015.
     2)Kazdin,A.E.(2011) Single -case research designs.Washington,DC:Oxford University Press.
     3)Lacan,J.(1999)O Seminário,Livro 5.As formações do inconsciente.Rio de Janeiro:Jorge 
        Zahar.
     4)Lacan,J.(1985)O Seminário,Livro 11.Rio de Janeiro:Jorge Zahar.
     5)Lacan,J.(2008)O Seminário,Livro 16.De um Outro ao outro,Rio de Janeiro:Jorge Zahar.
     6)Lacan,J.(1985)O Seminário,Livro 20.Mais,ainda.Rio de Janeiro:Jorge Zahar,
     7)Nogueira,L.C.,Bicalho,H e Abe,J.As duas vertentes:significante e objeto a.Psicologia 
       USP,2004,15,(1/2),339-343.
     8)Garcia,E.M.(2016) EndNote Basic:manual do usuário.Piracicaba.Universidade de São 
        Paulo.Escola Superior de Agricultura"Luiz de Queiroz".Divisão de Biblioteca.
     9) Sabadini,A.A.Z.P.,Sampaio,M.I.C.& Koller,S.(2009).Publicar em Psicologia:um enfoque
         para a revista científica.São Paulo:Associação Brasileira de Editores Científicos de 
         Psicologia.Instituto de Psicologia.Universidade de São Paulo.
    10)Volpato,G.L.(2008) Publicação científica.São Paulo:Cultura Acadêmica.
    11)Volpato,G.L.(2010)Pérolas da redação científica.São Paulo:Cultura Acadêmica.
     12)Volpato,G.L.(2013)Ciência da filosofia à publicação.São Paulo:Cultura Acadêmica.
 

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