Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia Clínica
 
Disciplina: PSC2835 - Atuação do Psicólogo em Instituição de Saúde I
Role of the psychologist at health institutions I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Estágio: 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2005 Desativação: 31/12/2021

Objetivos
Possibilitar ao aluno a oportunidade de conhecer e vivenciar o trabalho institucional, incluindo a organização e rotina da Instituição, a atuação do psicólogo em equipe multiprofissional e as técnicas de atendimento psicológico específicas para a população característica da Instituição.
 
 
 
Programa Resumido
 
 
 
Programa
Conteúdo Programático:

1. Equipe Multiprofissional - papel do profissional da área de saúde; características específicas do papel do psicólogo, médico, enfermeiro, assistente social, fonoaudiólogo, etc; relacionamento intra e interdisciplinas; rotina de atendimento.
2. Expectativas da instituição e da população quanto ao atendimento oferecido e à equipe multiprofissional. Relação profissional/cliente. Limites de atuação.
3. Contacto com várias instituições.
Plano de Estágio
1- Objetivos:
Pretende-se que o aluno:
1. Tenha a oportunidade de ter uma experiência de trabalho institucional na área da saúde;
2. Obtenha conhecimentos sobre a organização e rotina da Instituição;
3. Vivencie em alguma medida, as possibilidades de atuação do psicólogo em equipes multiprofissionais
4. Tenha a oportunidade de conhecer algumas técnicas de atendimento psicológico específicas para a população característica da Instituição.
2- Atividades a serem realizadas pelo Aluno:
Observação e conhecimento da organização e participação, a medida do possível, das rotinas de atendimento das equipes multiprofissionais de instituições de saúde (atualmente os estágios ocorrem no Setor de Obstetrícia do Hospital Universitário e na Clínica Psicológica Dr. Durval B. Marcondes, da Universidade de São Paulo). Participação em reuniões clínicas das equipes multiprofissionais. Elaboração de relatórios das atividades do estágio, contendo transcrição das atividades desenvolvidas e reflexões sobre as mesmas, de acordo com as orientações dos supervisores.
3- Atividades de avaliação - Participação nas aulas teóricas e nas supervisões, relatório sobre o estágio e desempenho nos mesmos, verificação de leitura ou prova escrita, trabalho teórico/prático
 
 
 
Avaliação
     
Método
Atividades docentes: Aulas expositivas, seminários, supervisão de estágio em locais previamente determinados, em especial a Clínica Psicológica Dr. Durval B. Marcondes do IPUSP e/ou a Clínica Obstétrica do Hospital Universitário, reuniões clínicas da equipe multiprofissional, palestras de professores convidados.

Atividades discentes: Observação e participação na rotina das instituições e em reuniões clínicas multiprofissionais; elaboração de relatórios das atividades do estágio; apresentação de trabalho teórico-prático relacionado à área. Leitura e discussão de textos.
Critério
Critérios de Avaliação : Participação nas aulas teóricas e nas supervisões, relatório sobre o estágio e desempenho nos mesmos, verificação de leitura ou prova escrita, trabalho teórico/prático.
Norma de Recuperação
Critério de recuperação - Trabalho escrito e/ou entrevista.
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica:

AGUIRRE, A. M. B. Aspectos psicodinâmicos de adolescentes grávidas: entrevistas clínicas e Rorschach no contexto hospitalar. São Paulo, 1995, 141p. Tese (Doutorado). Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo.
BLEGER, J. Psico-higiene e psicologia institucional. Porto Alegre, Artes Médicas, 1984.
CAMON, V.A.A., Psicologia Hospitalar. Traço Ed., São Paulo, 1984.
FERRARI, H., LUCHINA, I.L. e LUCHINA, N.; La Interconsulta médico-psicológica em el marco hospitalario. Nueva Vision, Buenos Aires, 1977.
HERZBERG, E. Aspectos psicológicos da gravidez e suas relações com a assistência hospitalar. São Paulo, 1986, 188 p.. Dissertação (Mestrado). Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo.
HERZBERG, E. Estudos normativos do Desenho da Figura Humana (DFH) e do Teste de Apercepção Temática (TAT) em mulheres: implicações para o atendimento a gestantes. São Paulo, 1993, 226 p. Tese (Doutorado). Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo.
HINSHAW, A. S; DELEON, P. H. Toward achieving multidisciplinary professional collaboration. Professional-Psychology-Research-and-Practice; 1995 Apr Vol 26(2) 115-116
FIORINI, H.J., Teoria e Técnica de Psicoterapias. Francisco Alves Ed., R.J., 1979.
MACEDO, R.M. (org.), Psicologia e Instituição. Cortez Ed., S.P., 1984.
 

Clique para consultar os requisitos para PSC2835

Clique para consultar o oferecimento para PSC2835

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP