Possibilitar ao aluno a oportunidade de conhecer e vivenciar o trabalho institucional, incluindo a organização e rotina da Instituição, a atuação do psicólogo em equipe multiprofissional e as técnicas de atendimento psicológico específicas para a população característica da Instituição.
Conteúdo Programático:1. Equipe Multiprofissional - papel do profissional da área de saúde; características específicas do papel do psicólogo, médico, enfermeiro, assistente social, fonoaudiólogo, etc; relacionamento intra e interdisciplinas; rotina de atendimento.2. Expectativas da instituição e da população quanto ao atendimento oferecido e à equipe multiprofissional. Relação profissional/cliente. Limites de atuação.3. Contacto com várias instituições.Plano de Estágio1- Objetivos:Pretende-se que o aluno:1. Tenha a oportunidade de ter uma experiência de trabalho institucional na área da saúde;2. Obtenha conhecimentos sobre a organização e rotina da Instituição;3. Vivencie em alguma medida, as possibilidades de atuação do psicólogo em equipes multiprofissionais4. Tenha a oportunidade de conhecer algumas técnicas de atendimento psicológico específicas para a população característica da Instituição.2- Atividades a serem realizadas pelo Aluno:Observação e conhecimento da organização e participação, a medida do possível, das rotinas de atendimento das equipes multiprofissionais de instituições de saúde (atualmente os estágios ocorrem no Setor de Obstetrícia do Hospital Universitário e na Clínica Psicológica Dr. Durval B. Marcondes, da Universidade de São Paulo). Participação em reuniões clínicas das equipes multiprofissionais. Elaboração de relatórios das atividades do estágio, contendo transcrição das atividades desenvolvidas e reflexões sobre as mesmas, de acordo com as orientações dos supervisores.3- Atividades de avaliação - Participação nas aulas teóricas e nas supervisões, relatório sobre o estágio e desempenho nos mesmos, verificação de leitura ou prova escrita, trabalho teórico/prático
Bibliografia básica:AGUIRRE, A. M. B. Aspectos psicodinâmicos de adolescentes grávidas: entrevistas clínicas e Rorschach no contexto hospitalar. São Paulo, 1995, 141p. Tese (Doutorado). Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo.BLEGER, J. Psico-higiene e psicologia institucional. Porto Alegre, Artes Médicas, 1984.CAMON, V.A.A., Psicologia Hospitalar. Traço Ed., São Paulo, 1984.FERRARI, H., LUCHINA, I.L. e LUCHINA, N.; La Interconsulta médico-psicológica em el marco hospitalario. Nueva Vision, Buenos Aires, 1977.HERZBERG, E. Aspectos psicológicos da gravidez e suas relações com a assistência hospitalar. São Paulo, 1986, 188 p.. Dissertação (Mestrado). Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo.HERZBERG, E. Estudos normativos do Desenho da Figura Humana (DFH) e do Teste de Apercepção Temática (TAT) em mulheres: implicações para o atendimento a gestantes. São Paulo, 1993, 226 p. Tese (Doutorado). Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo.HINSHAW, A. S; DELEON, P. H. Toward achieving multidisciplinary professional collaboration. Professional-Psychology-Research-and-Practice; 1995 Apr Vol 26(2) 115-116FIORINI, H.J., Teoria e Técnica de Psicoterapias. Francisco Alves Ed., R.J., 1979.MACEDO, R.M. (org.), Psicologia e Instituição. Cortez Ed., S.P., 1984.