Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia Clínica
 
Disciplina: PSC2939 - Atendimento Clínico III: Psicoterapias e/ou Psicanálise
Clinical Care III: Psychotherapy and / or Psychoanalysis

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Estágio: 45 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2020 Desativação:

Objetivos
Pretende-se que o aluno:

A. Desenvolva uma formação teórico-prática, assim como a vivência/experiência de Atendimento Clínico supervisionado em uma ou mais de suas diversas especificidades, seja quanto à modalidade do atendimento (individual, familiar, grupo e/ou casal); seja quanto à faixa etária, ou às limitações e comprometimentos de diversas ordens.
B. Obtenha conhecimentos relativos ao Atendimento Clínico de acordo com as diferentes modalidades oferecidas pela disciplina.  
C. Conscientize-se da importância da relação psicólogo-cliente e da atitude ética no atendimento clínico.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5811484 - Daniel Kupermann
2163232 - Márcia Helena da Silva Mélo
 
Programa Resumido
Discussão acerca das várias abordagens teóricas. Problematização de questões relativas ao tipo de população atendida e as psicopatologias atuais. Apresentação e discussão de casos clínicos. Outras modalidades de atendimento clínico. Compreensão dos aspectos intrínsecos ao transcorrer do processo psicoterapêutico. Discussões teóricas de temas pertinentes e/ou emergentes do atendimento clínico.
 
 
 
Programa
1 - Discussão acerca das várias abordagens teóricas que fundamentam o atendimento clínico realizado, em termos da compreensão e do manejo de situações específicas que circundam o processo terapêutico (interrupções, faltas, férias, término da terapia, desistência, etc.)  
2 - Problematização de questões relativas ao tipo de população atendida e as psicopatologias atuais.
3 - Apresentação e discussão de casos clínicos.
4 - Discussão sobre outras modalidades de atendimento clínico. 
5 - Compreensão dos aspectos intrínsecos ao transcorrer do processo psicoterapêutico, segundo a abordagem teórica escolhida.
6 - Discussões teóricas de temas pertinentes e/ou emergentes do atendimento clínico.

Atividades a serem realizadas pelo aluno:
Atendimento de clientes inscritos na Clínica Psicológica Durval Marcondes do Departamento de Psicologia Clínica do IPUSP e demais instituições parceiras. Elaboração de: 1) relatório após cada atendimento, contendo a transcrição da sessão e a reflexão sobre as atividades realizadas e, 2) relatório final incluindo relato e interpretação das atividades desenvolvidas pelo cliente durante o processo de atendimento clínico, de acordo com as orientações do supervisor.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Participação nas aulas, palestras, seminários e supervisões, exercícios de reflexão das leituras recomendadas, transcrição das sessões com comentários compreensivos e interpretativos, relatório final do atendimento.
Critério
Avaliação da aprendizagem: responsabilidade e empenho no atender e pensar sua relação com o cliente, empenho na transcrição das sessões e elaboração do relatório final, participação nas aulas, supervisões, palestras e seminários, contribuições para com o desenvolvimento do grupo, aproveitamento das supervisões, leitura de textos, apresentação de seminários, freqüência e pontualidade.
Norma de Recuperação
A nota da recuperação será o resultado da média aritmética entre a nota final obtida na disciplina e a nota obtida na prova/trabalho de recuperação. A recuperação será oferecida na época estabelecida pelo Calendário Escolar da USP.
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica:

Antúnez, A.; Safra, G. Psicologia Clínica: da graduação à pós-graduação. São Paulo: Atheneu, 2018, p.437
Meyer, S. B., Villas-Bôas, A., Franceschini, A.C.T., Oshiro, C. K. B. O., Kameyama, M., Rossi, P. R., & Mangabeira, V. (2015). Terapia analítico-comportamental: relato de casos e de análises. São Paulo: Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento.
Meyer, S. B (2003). Análise funcional do comportamento. In: C. E. Costa, J. C. Luzia, H. H. N. Sant'Anna (Orgs.), Primeiros Passos em Análise do Comportamento e Cognição. 1ª. Edição. Santo André: ESETec, pp.75-91.

Bibliografia complementar:

Aberastury, A. (1986). Psicanálise da criança: teoria e técnica. Porto Alegre: Artes Médicas.
Aguirre, A.M.B., Herzberg, E., Batista Pinto, E., Becker, E., Carmo, H.M.S. & Santiago, M.D.E. (2000). A Formação da Atitude Clínica no Estagiário de Psicologia. Psicologia USP. 11 (1): 49-62.
Ancona-lopez, M. (org.) (1998). Psicodiagnóstico: processo de intervenção. São Paulo: Cortez.
Arzeno, M.E.G. (1999). Psicodiagnóstico Clínico: novas contribuições. Porto Alegre: Artes Médicas.
Cunha, j. et al. (2000). Psicodiagnóstico-R. Porto Alegre: Artes Médicas.
Dor, J. (1991). Estruturas e clínica psicanalítica. São Paulo: Timbre.
Freud, A. (1971). A Infância normal e patológica. Rio de Janeiro: Zahar.
Klein, M. (1969). Novas tendências na Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar. (Trabalho original publicado em 1935).
Lacan, J. (1953-54) O Seminário Livro 1 - Os Escritos Técnicos de Freud Ed. Seuil,França. Rio de Janeiro : Zahar Edit..
Mannoni, M. (1982). A primeira entrevista em psicanálise. Rio de Janeiro: Campus.
Rosa, M. D. (2000) Histórias que não se contam Psicanálise com crianças e adolescentes. Taubaté: Cabral Ed. Universitária.
Silvares, E.F.M. & Gongora, M.A.N. (1998). Psicologia clínica comportamental. A inserção da entrevista com crianças e adultos. São Paulo: Edicon.
Tardivo, L.S.P.C. (1998). O Teste de Apercepção Infantil e o Teste das Fábulas de Düss. São Paulo: Vetor.
Trinca, W. (org.) (1997). Formas de investigação em Psicologia Clínica. São Paulo: Vetor.
 

Clique para consultar os requisitos para PSC2939

Clique para consultar o oferecimento para PSC2939

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP