Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia Clínica
 
Disciplina: PSC3232 - Intervenções Clínicas: Princípios e Possibilidades
Clinical interventions: principles and possibilities

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h ( Estágio: 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
Pretende-se que o aluno obtenha conhecimento sobre pesquisas realizadas sobre o campo da Psicologia Clínica, na atualidade.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2088882 - Gilberto Safra
3355606 - Maria Livia Tourinho Moretto
 
Programa Resumido
1. O pensamento clínico;  2. Dispositivos clínicos;  3. Dispositivos clínicos e o contexto sócio cultural;  4. Clínica e política;  5. Modalidades de subjetividade; 6. Modalidades de psicopatologia; 7. Intervenções psicoterápicas; 8.Psicologia Clínica em Instituições; 9. Pesquisa em Psicologia Clínica; 10. Interfaces interdisciplinares.
 
 
 
Programa
O campo da Psicologia Clínica demanda indagação continua sobre os modos de sofrimento humano que emergem no contexto sociocultural. Há desafios que se colocam para os profissionais e pesquisadores da área que os levam a problematizar diversas questões relacionadas às diferentes áreas do campo, tias como: modalidades de quadros psicopatológicos, dispositivos clínicos, intervenções clínicas, interface entre condições políticas e sofrimento humano, decorrências psicológicas em situações de imigração entre outras.
A disciplina pretende apresentar aos alunos de graduação o que está sendo investigado pelos profissionais e pesquisadores da área, a fim de dar a eles uma visão dinâmica do campo da Psicologia Clínica.
 
 
 
Avaliação
     
Método
aulas teóricas e eventuais trabalhos de campo.
Critério
Realização de trabalho monográfico sobre um dos temas apresentados em aula.
Norma de Recuperação
A nota de recuperação será o resultado da média aritmética entre a nota final obtida na disciplina e nota obtida no trabalho de recuperação.
 
Bibliografia
     
1. Batista Pinto, E. A Pesquisa em Psicologia Clínica. Psicologia USP. V.15, n. 1-2, São Paulo, Jan /jun 2004.
2. CASTRO, P.F. 1999. Reflexões em psicologia e ciência: uma análise da pesquisa aplicada à psicologia clínica. Revista Psicologia: Teoria e Prática, 1:3-13.
3. GIAMI, A. 2004. Pesquisa em psicologia clínica ou pesquisa clínica. In: A. GIAMI; M. PLAZA (eds.), Os procedimentos clínicos nas ciências humanas: documentos, métodos, problemas. São Paulo, Casa do Psicólogo, p. 35-49.
4. LOBIANCO, A.C.; BASTOS, A.V.B.; NUNES, M.L.T.; SILVA, R.C. 1984. Concepções e atividades emergentes na psicologia clínica: Implicações para a formação. In: CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (ed.), Psicólogo brasileiro: práticas emergentes e desafios para a profissão. São Paulo, Casa do Psicólogo, p. 7-79.
5. SZYMANSKI, H.; CURY, V.E. 2004. A pesquisa intervenção em psicologia da educação e clínica: pesquisa e prática psicológica. Revista Estudos de Psicologia,9(2):355-364.
 

Clique para consultar os requisitos para PSC3232

Clique para consultar o oferecimento para PSC3232

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP