Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia Clínica
 
Disciplina: PSC3433 - Interação Mente-Corpo em Psicossomática e Psicologia da Saúde - Sujeito e Corpo.
Mind-Body Interaction in Psychosomatics and Health Psychology - Subject and Body

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
Fornecer aos alunos da graduação do curso de Psicologia do IPUSP noções básicas e fundamentais da interação mente-corpo nos processos saúde/doença, processos fisiológicos e fisiopatológicos, processos psicossomáticos, processos psíquicos “normais” e psicopatológicos, articulando-os com a teoria e prática da Psicologia da Saúde. Com enfoque privilegiado à psicanálise e a neurociência.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3386535 - Avelino Luiz Rodrigues
 
Programa Resumido
Noções básicas e fundamentais da interação mente-corpo nos processos saúde/doença. Manifestações psicossomáticas como interface que atua nos processos fisiológicos e psicológicos e que espelha a interação Mente Corpo. Articular estes saberes com a teoria e prática da Psicologia da Saúde. Enfoque privilegiado à Psicanálise e a Neurociência.
 
 
 
Programa
Tendo como objetivo, alcançar os objetivos acima citados, elaboramos os seguintes itens ou pontos a serem abordados. - Estudar a inter-relação dos aspectos psicológicos e sociais com todas as funções orgânicas; - Aproximar a psicologia com as ciências biomédicas; - O estudo de um caso paradigmático, “Caso Mônica” de George Engel. - A abordagem psicossomática como interface nos processos biopsicossociais, histórico, fundamentos, principais escolas, mecanismos; - Crítica aos reducionismos biológico, psicológico e social e a noção de doença ou sintoma psicossomático. - O Conceito de Transtorno Psicossomático segundo George Engel; - Neurociência e psicossomática; - A interação mente-corpo em Freud; - Freud e os conceitos membranas; - O conceito de pulsão e de conflito interno; - As séries complementares em Freud; - O Conceito de Neurose Atual em Freud e o Conceito de Somatização; - O Processo do Stress; - A Síndrome do Burnout. - No decorrer do curso, na dependência de sua dinâmica, outros temas e leituras poderão ser adicionados.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Interesse, participação e frequência em: Atividades Didáticas: Aulas teóricas, Seminários teórico-práticos, leitura e discussão de texto. Atividades Discentes: Leitura de textos e participação em aula. Atuação em trabalho grupal e individual, participação em seminários. Redação de trabalho relacionado com o programa da disciplina e leituras.
Critério
Participação nas aulas teóricas, seminários, relatórios sobre as atividades teóricas, participação nas leituras e discussão de textos, trabalhos de conclusão da disciplina e frequência.
Norma de Recuperação
Prova teórica sobre todos os conteúdos constante no programa da disciplina e análise do desempenho do aluno nas atividades discentes.
 
Bibliografia
     
- Alexander, F. (1989) – Medicina Psicossomática. Porto Alegre: Artes Médicas. - Engel, G. (1967) – O Conceito de Transtorno Psicossomático. Journal of Psychosomatic Research vol. 11, p. 3-9. Northern Ireland - Engel, GL (1956) – O Caso Mônica. Psychosomatic Medicine. Vol. XVIII, Nº 5. - Freud, S. (1895 [1969]) - Sobre os critérios para destacar da Neurastenia uma síndrome particular intitulada ‘Neurose de Angústia’. Edição Standard Brasileira das Obras Completas, vol. III. Rio de Janeiro: Imago. - Freud, S. (1933 [1969]) – Novas Conferências Introdutórias sobre Psicanálise. Edição Standard Brasileira das Obras Completas, vol. XXII. Rio de Janeiro: Imago. - Kendel, E.R.; Schwartz, J.H.; Jessel, T.M. (1997) – Fundamentos da Neurociência e do Comportamento. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S.A. - Rodrigues, A L.; Campos, E.M.P; Parini, F.(2010) – Mecanismo de Formação dos Sintomas IN: Spinelli, M.R.(ed.) Introdução à Psicossomática, São Paulo, Ed. Atheneu. - Rodrigues, A L.; França, A C L. (2011) - Uma perspectiva psicossocial em psicossomática via estresse e trabalho IN: Mello-Filho, J (org.) Psicossomática Hoje, Porto Alegre, Artmed. - Lent, R. (2010). Cem Bilhões de Neurônios?: Conceitos Fundamentais de Neurociência. São Paulo: Atheneu. - Tenenbaum, D (2017). As principais tensões psicológicas presentes na prática assistencial hospitalar. Curitiba: Appris Editora.
 

Clique para consultar os requisitos para PSC3433

Clique para consultar o oferecimento para PSC3433

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP