Fornecer aos alunos elementos teórico-práticos que o conduzam a um aprimoramento de suas qualidades pessoais e da capacidade de se relacionar consigo mesmo, com o outro e com a realidade, de maneira responsável, integra, autônoma e criativa. Reconhecer aspectos anatômicos do corpo relacionando-os à subjetividade do sujeito.
Desenvolvimento e reconhecimento das potencialidades e qualidades humanas, a partir da realidade do corpo e da realidade psíquica, como motores da vida psicossomática. Por meio da prática da eutonia (método de educação somática desenvolvido por Gerda Alexander (1908 - 1994) na Dinamarca), favorecer o reconhecimento do corpo próprio e do outro, ampliando o repertório e a escuta clínicas. Indicar as possíveis interações entre os métodos de educação somática e a prática clínica. Promoção do cuidado de si, com vistas a desenvolver um olhar atento para com o sofrimento humano em sua dimensão empática.
Temas a serem considerados: A sensibilidade tátil superficial e profunda - consciência da pele. A consciência do corpo (estruturas ósseas, articulares e musculares, dos órgãos internos e dos sistemas circulatório, respiratórios, digestivo e neurovegetativo). O movimento e o desenvolvimento humano. O equilíbrio postural e das tensões. O aprimoramento da Imagem Corporal. O aprimoramento da atenção e da concentração, da memória e do raciocínio. A autonomia e a criatividade. A escuta atenta, o reconhecimento do outro, a empatia, a comunicação verbal e a não-verbal. O contato consciente, consigo mesmo, com o outro e com o mundo. Os temas acima serão desenvolvidos através de: Vivências corporais. Relatórios reflexivos das experiências. Testes de imagem corporal Autobiografia Práticas do autocuidado Dinâmicas de grupo Reflexões individuais e grupais da experiência Auto-avaliações Palestras, seminários e exibição de filmes Análise de textos e resenhas.
ALEXANDER, Gerda. Eutonia: Um caminho para a percepção corporal. São Paulo: Martins Fontes, 1983. ANZIEU, Didier. O eu-pele. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1988. BAL, Gabriela.Viver a Eutonia. Hermes 19. Publicação do curso de Cinesiologia do Instituto Sedes Sapientiae, 2014. BRIEGHEL-MULLER, Gunna/ WINKLEER, Anne-Marie. Pedagogia e Terapia em Eutonia Guia de regulação psicotônica. São Paulo: Summus Editorial, 1999. DE CAMPOS, Marcia R. Bozon (org.) Eutonia: Experiência clínica e pedagógica. São Paulo: Zagodoni Editora, 2013. DOLTO, Françoise. A imagem inconsciente do corpo. São Paulo: Perspectiva, 2002. GAINZA, Violeta Hemsy de. Conversas com Gerda Alexander: Vida e pensamentos da criadora da Eutonia. São Paulo: Summus Editorial, 1997. GAUMOND, Marcel. Presença no corpo: Eutonia e psicologia analítica. São Paulo: Paulus, 2014. MUCHAIL, Salma Tannus. Foucault - Mestre do cuidado. São Paulo: Loyola, 2011 LAROSSA BONDIA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ. [online]. 2002, n.19, pp.20-28. ISSN 1413-2478. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003. MONTAGU, Ashley. Tocar: O significado humano da pele. São Paulo: Summus Editorial, 1988. ODESSKY, Alejandro G.. Eutonía y estrés. Buenos Aires: Lugar Editorial, 2003. SCHILDER, Paul. A imagem do corpo. As energias construtivas da psique. São Paulo: Martins Fontes, 1999. VISHNIVETZ, Berta. Eutonia: Educação do corpo para o ser. São Paulo: Summus Editorial, 1995.