Promover conhecimentos aos estudantes para: Discutir os fundamentos teóricos e implicações práticas dos campos das ciências da prevenção e da implementação em interlocução com a psicologia e a educação. Analisar programas preventivos desenvolvidos no Brasil e no exterior voltados para escolares e à equipe de profissionais da escola à luz do ciclo de pesquisa em prevenção, da implementação e das políticas públicas nacionais. Discutir questões referentes à pesquisa e à prática a partir de estudos finalizados e em andamento, sob orientação da docente responsável por esta disciplina, realizados por estudantes de pós-graduação vinculados ao Instituto de Psicologia da USP.
Pressupostos teóricos e marcos conceituais das ciências da prevenção e da implementação. Articulação da prevenção com a promoção de saúde, a educação e a psicologia. Ciclo de pesquisa em prevenção: desenvolvimento e avaliação de programas preventivos nas escolas. Relação entre teoria e prática, considerando a psicologia, a educação e as políticas públicas. Programas preventivos e política pública brasileira.
A) Pressupostos teóricos e marcos conceituais das ciências da prevenção, da implementação e da promoção de saúde. a.1. Definições de prevenção a.2. Fator de risco a.3. Fator de proteção B) Contribuições da psicologia no desenvolvimento e aplicação de programas preventivos. b.1. Teorias psicológicas que sustentam os programas preventivos. C) Ciclo de pesquisa em prevenção com destaque para o desenvolvimento e a avaliação de programas preventivos. c.1. Avaliação de necessidades com uso de métodos participativos junto à equipe escolar c.2. Elaboração de programas preventivos baseados em teoria. c.3. Avaliação de processo de implementação de programas: facilitadores e obstáculos junto à comunidade escolar D) Lacunas e desafios presentes na relação teoria e prática. E) Programas preventivos e política pública brasileira. e.1. Programas avaliados pelo Governo Federal do Brasil para prevenção de álcool e outras drogas voltados para crianças e adolescentes e aplicados por professores da educação básica. e.1.1. Elos: construindo coletivos e.1.2. #Tamojunto A disciplina se propõe a ser teórico-prática, incluindo exercícios em sala de aula, exemplos advindos da experiência da docente e de seu grupo de orientandas de pós-graduação que participarão da disciplina, sempre numa abordagem colaborativa entre todos os integrantes. Ocorrerá ao longo de 15 semanas, sendo dividida em três etapas, a saber: 1ª. etapa: apresentação da disciplina e discussão do programa proposto, mais quatro aulas, seguidas de um momento de avaliação 2ª. etapa: quatro aulas seguidas de um momento de avaliação 3ª. etapa: três aulas seguidas de um momento de avaliação (fechamento da disciplina) Os momentos de avaliação, em formato de roda de conversa, serão uma revisita ao que fizemos nas aulas anteriores, como fizemos, o sentido do que fizemos e ainda como poderíamos aprimorar a experiência. Poderão ser objetos de discussão, a relevância temática, a metodologia de ensino utilizada, as relações com outras temáticas da Psicologia, o momento do curso em que a disciplina está sendo oferecida, a carga de leitura e outros temas que o grupo entender como pertinentes. Ao final de cada encontro de avaliação, será elaborado pelo grupo um documento com os encaminhamentos consensuados. Na 3ª. e última avaliação, o grupo documentará sugestões para o aprimoramento da disciplina a serem consideradas em seu próximo oferecimento. Os exercícios, ao longo da disciplina, serão realizados em sala de aula, em pequenos grupos que deverão entregá-los por escrito ao final da aula.
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